A Prefeitura de São Bernardo realizou, neste sábado (08/04), mais uma vistoria nos serviços de Saúde. O prefeito Orlando Morando e o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, visitaram a UPA do Riacho Grande. A intenção da visita foi para analisar serviço que é oferecido aos munícipes e também buscar alternativas para melhorar o atendimento.
O chefe do Executivo visitou todas as salas da unidade e conversou com médicos, enfermeiros e também com alguns pacientes que estavam em observação na UPA. Entre eles, Dona Zofia Augusto. A aposentada surpreendeu o prefeito ao elogiar todos os funcionários da unidade e afirmou: “Aqui eu sou muito bem atendida. Todos os médicos, enfermeiros e auxiliares me tratam muito bem. Todas as vezes que eu passo mal, peço para me trazerem para cá. A unidade tem tudo que eu preciso para me recuperar e melhorar a minha saúde”.
Morando e o secretário da Saúde elogiaram a organização da unidade e o cuidado com que os pacientes estão sendo tratados na UPA Riacho Grande. “Me surpreendi em todas as UPAs que eu visitei, mas aqui eu pude perceber, por meio dos pacientes, que o atendimento é bom. Eu não visito as unidades para fiscalizar os funcionários. Eu apenas quero entender a qualidade do serviço de saúde prestado aos munícipes. Eles são prioridade sempre”, destacou o prefeito.
“A vistoria nessa UPA foi bem produtiva. Ouvimos muitos elogios da população. Essa unidade está bem equipada e com médicos e enfermeiros empenhados em trabalhar. Porém, ainda precisamos realizar muitos ajustes para concluir a nossa meta de oferecer uma Saúde de primeira aos moradores de São Bernardo. Estamos trabalhando para conseguir melhorar todas as unidades de Saúde do município", analisou o Reple.
Saúde Prioridade
Paralelamente às fiscalizações dos serviços, a Prefeitura lançou no final de março o programa “Saúde Prioridade”, que visa zerar as pendências na área da Saúde, já que o município tem uma fila com 70 mil demandas reprimidas (49.575 consultas e 21,051 exames). Para isso, a agenda de alguns médicos foi reajustada, o que permitiu uma ampliação da oferta de consultas, sem aumento de custos à Administração.
Também foram firmadas parcerias com a Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo, com a Associação Paulista de Medicina e com as Clínicas DunaCor e FluxoSS. Essas instituições irão oferecer atendimento médico gratuito a todos os munícipes de São Bernardo, em horário normal.