Com um saque arrasador, o desconhecido Dmitry Tursunov, da Rússia, eliminou Gustavo Kuerten logo na estréia do Aberto dos EUA. É o pior desempenho do tenista brasileiro num Grand Slam desde o Aberto da Austrália do ano passado, quando também caiu na primeira rodada.
Foi, também, o quarto torneio do ano em que o brasileiro, número 14 no ranking de entradas, caiu no primeiro jogo. Os outros foram Roma, Montreal e Cincinnati.
Durante toda a partida, que durou duas horas e 47 minutos, Guga teve muita dificuldade para quebrar o saque do adversário, que disputa seu primeiro Grand Slam e ocupa a posição de número 174 no ranking de entradas da ATP. Tursunov, de 20 anos, chegou ao torneio por meio do qualifying.
O jogo chegou ao tie-break no quinto set, com parciais de 7-5, 2-6, 2-6, 6-4 e 6-7 (7-1). Um saque potente e bolas fortes no fundo da quadra foram as principais armas usadas por Tursunov. Guga, por sua vez, não conseguia defender.
Nervoso, o brasileiro se irritou com um torcedor que estaria lhe atrapalhando e reclamou mais de uma vez para o árbitro, durante o quinto set. Guga se recusou a jogar até o torcedor ser retirado da platéia. Depois disso, ainda ensaiou uma recuperação, mas Tursunov foi melhor.
O russo, algoz desta noite de terça-feira, só havia jogado dois torneios do ATP Tour nesta temporada antes de chegar a Nova York -em ambos perdeu na primeira rodada. O russo priorizou torneios menores em 2003, chegando às finais em Aptos e no Bronx, ambos challengers disputados nos EUA.
Na segunda rodada, enfrentará o holandês John van Lottum, que derrotou hoje o belga Christophe Rochus por fáceis 6-0, 6-2 e 6-2.
Os fãs que ocupavam as arquibancadas da quadra Louis Armsttrong ainda tentaram empurrar o jogador brasileiro. No entanto, a voz - no início destoante - de um torcedor foi a que prevaleceu: "Bye-bye, Guga. It's time to see you go (Tchau, tchau, Guga, é hora de ver você partir".
|