As operadoras de telefonia celular Oi e TIM criaram um cadastro nacional de aparelhos bloqueados, para impedir a utilização de celulares com tecnologia GSM roubados.
O registro no cadastro precisa ser feito pelo próprio usuário que perdeu ou teve o aparelho roubado. Os clientes TIM e Oi que tiverem seus celulares roubados devem entrar em contato com sua operadora pelos telefones 0800 281 8801 (clientes da Oi) ou 0800 702 1010 (clientes da TIM).
Os aparelhos que estiverem registrados no cadastro não poderão ser utilizados nas redes da TIM e da Oi porque na tecnologia GSM o bloqueio do aparelho pode ser feito diretamente pela rede.
Quando um usuário liga seu celular e digita o PIN (senha para se registrar na rede), a operadora verifica o cadastro do aparelho. Ao constatar que o número de série do celular está no banco de dados, a rede automaticamente bloqueia a linha para esse usuário, não permitindo seu uso.
Para que o celular permaneça bloqueado é necessário que o cliente encaminhe para a sua operadora a cópia do boletim de ocorrência policial, indicando o número de série do equipamento e modelo.
Nos Estados do Pará, Amazonas, Pernambuco e Ceará, o cadastro está disponível apenas para os clientes da Oi. Os clientes GSM da TIM destes Estados, e também do Paraná, terão acesso ao sistema até o fim do ano.
|