A PKWare liberou novas versões do PKZip para Unix, Windows e OS/400. As novidades são um módulo de segurança com criptografia 256 bits-AES e suporte ao Lotus Notes.
O PKZip é um dos mais populares programas para a compressão de dados do mundo - a PKWare é a responsável pela criação da muito usada extensão .zip, nos idos de 1986. Nesta nova versão, a empresa promete uma compressão até 20% maior dos arquivos.
O suporte ao Lotus Notes do PKZip 6 significa que usuários deste programa de correio eletrônico poderão comprimir os arquivos a serem anexados em suas mensagens, como já o fazem os usuários do Microsoft Outlook - basta clicar na botão Anexar para ter a opção de "zipá-lo". E, com os novos recursos de criptografia, estes arquivos poderão também ser codificados e autenticados.
O produto foi lançado em três pacotes diferentes: Standard Edition, que custa 30 dólares e não tem suporte ao Lotus Notes nem permite a criptografia dos arquivos, apenas sua leitura; Edition Plus, este com suporte ao Lotus Notes, que custa 50 dólares; e o Professional Edition, que sai por 100 dólares e, ele sim, inclui todos os recursos novos prometidos.
Os internautas que receberem mensagens com anexos criptografados pelo PKZip 6, mas que usam outros programas de compressão, poderão acessá-los baixando o PKZip Reader, lançado em dezembro pela PKWare.
|