Representantes dos trabalhadores, patrões e governo começaram a discutir hoje de manhã a organização sindical no país. A questão relacionada à legalização das centrais sindicais é um dos principais temas dentro do Fórum Nacional do Trabalho, que está sendo realizado em Brasília. As centrais devem ser reconhecidas juridicamente como organizações sindicais? Quantas poderão contar com o reconhecimento jurídico da representação sindical? Esses pontos são os pontos em discussão agora à tarde dentro do grupo temático.
Segundo o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Oswaldo Martines Vargas. O tema é polêmico. Segundo o secretário, os trabalhadores reconhecem, por exemplo, a necessidade da legalização jurídica das centrais sindicais, enquanto o setor empresarial quer ter mais claro qual é o papel e o funcionamento das centais sindicais. Oswaldo Vargas disse que o governo acredita que as centrais são fato e reconhece isso, desde que elas já participam dos fóruns governamentais.
No entanto, o governo defende regras para o reconhecimento dessas centrais, entre as quais a necessidade deo ter representação na maioria dos estados brasileiros, ter participação dos principais ramos das atividades econômicas e número mínimo de filiados. O grupo temático terá outras três reuniões para discutir esse assunto, duas em setembro e a última em outubro, quando o trabalho deverá estar terminando.
|