A Comissão Especial do Impeachment no Senado aprovou nesta sexta-feira, 6, por 15 votos a 5 o parecer favorável ao impedimento da presidente Dilma Rousseff, elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).
Em uma sessão mais curta do que as anteriores, os senadores demonstraram seus pontos de vista contra ou a favor do impeachment. Apenas no início da sessão, um debate sobre uma postagem nas redes sociais causou bate-boca, que forçou a interrupção dos trabalhos por cinco minutos.
Agora, a matéria seguirá para o plenário do Senado que, na próxima quarta-feira (11), irá votar pelo afastamento ou não de Dilma. Caso o documento seja aprovado, a presidente é afastada imediatamente por 180 dias e o vice, Michel Temer, assumirá o cargo.
Ainda no caso do afastamento, após a votação do plenário, a Comissão Especial continuará trabalhando para analisar o mérito do tema, que pode culminar com o impeachment de Dilma e seu afastamento definitivo do cargo. Segundo analistas, essa última votação, caso aconteça, será realizada em setembro ou outubro deste ano.
Veja como votou cada senador na comissão do impeachment
A aprovação do parecer do senador Antonio Anastasia, na Comissão Especial do Impeachment no Senado, teve a votação que já era esperada, de acordo com os discursos que vinham sendo proferidos pelos membros do colegiado. Veja abaixo como votou cada senador, sendo SIM favorável à admissibilidade do processo de impeachment e NÃO contrário à continuidade do processo e ao parecer do relator.
- Antonio Anastasia (PSDB-MG) – SIM
- Hélio José (PMDB/DF) – SIM
- Simone Tebet (PMDB/MS) – SIM
- Dário Berger (PMDB/SC) – SIM
- Waldemir Moka (PMDB/MS) – SIM
- Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) – SIM
- Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) – SIM
- Ronaldo Caiado (DEM/GO) – SIM
- Gleisi Hoffmann (PT/PR) – NÃO
- Lindbergh Farias (PT/RJ) – NÃO
- José Pimentel (PT/CE) – NÃO
- Telmário Mota (PDT/RR) – NÃO
- Fernando Bezerra (PSB/PE) – SIM
- Romário (PSB/RJ) – SIM
- Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) – NÃO
- Wellington Fagundes (PR/MT) – SIM
- Zezé Perrella (PTB/MG) – SIM
- Ana Amélia (PP/RS) – SIM
- José Medeiros (PSD-MT) – SIM
- Gladson Cameli (PP/AC) – SIM