Separados por grades e por policiais militares, grupos a favor e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protestaram em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste paulistana, onde estava marcado para a manhã de ontem, 17, o depoimento de Lula. Os apoiadores ao ex-presidente haviam marcado o ato em solidariedade a Lula. Um grupo contrário ao governo e ao PT também foi para o local.
Lula e a esposa Marisa Letícia iam prestar declarações sobre o apartamento triplex, no Condomínio Solaris, no Guarujá. A suspeita do Ministério Público Federal é de que houve tentativa de ocultar a identidade do dono do triplex, que seria do ex-presidente, o que pode caracterizar crime de lavagem de dinheiro. O depoimento foi suspenso por uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público em atendimento a uma representação do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). O parlamentar acusa o promotor Cássio Cesarino de ter feito um prejulgamento de sua decisão, ao dar entrevista a uma revista de circulação nacional, antes de ouvir os depoimentos.
O clima em frente ao fórum é tenso, com provocações de ambos os lados. Em número maior, militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros movimentos sociais usaram um carro de som para fazer críticas às investigações contra o ex-presidente e à atuação dos meios de comunicação. Integrantes do movimento Revoltados Online começaram a inflar um boneco gigante representando Lula em roupas de presidiário, apelidado de Pixuleco.
A professora da rede estadual de ensino Marina Madeira disse que foi ao local por acreditar que as denúncias são uma estratégia para desgastar a imagem do ex-presidente e do PT. “O ataque ao Lula faz parte do ataque ao governo federal, a política golpista. E a defesa do Lula de toda essa perseguição da imprensa é a defesa da democracia. Viemos aqui para nos posicionar contra o impeachment (da presidente Dilma Rousseff), contra o golpe e contra o avanço da direita no nosso país”, disse.
Do outro lado das grades, a atriz Ivi Guedes, que se diz simpatizante da ditadura militar, afirmou acreditar que Lula tem envolvimento em diversos crimes. “O Lula tem triplex, tem tudo. Ele mente, ele rouba. Foi a Petrobras, foi o mensalão. Ele não veio aqui hoje porque amarelou. Porque ele sabe que daqui ele vai sair para a cadeia”, disse.
Lula diz o "meu fogão a lenha" no sítio??? Então o sítio em Atibaia é dele!
Publicado por Vicente Barone em Quarta, 17 de fevereiro de 2016
Outros manifestantes contra o ex-presidente disseram que as investigações devem continuar e Lula, que deu a entender em vídeo do próprio PT que era dono do sítio em Atibaia (assista ao vídeo acima), deve ser dono, também, do triplex no Guarujá uma vez que sua esposa Marisa praticou as mesmas ações em ambos os casos, como acompanhar as obras que estavam sendo realizadas.