A Kia divulgou mais fotos do novo Sportage, além de informações sobre as motorizações que equiparão a quarta geração do SUV. O utilitário será vendido com cinco opções de motor e três caixas de câmbio. A versão topo chega ao mercado com motor 1.6 de 178 cv e transmissão com dupla embreagem de sete velocidades. Esse motor acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.
Os outros motores que serão usados pelo novo Sportage são: 1.6 de 132 cv a gasolina, 1.7 de 116 cv a diesel, 2.0 de 136 ou 184 cv movidos a diesel. Esses motores podem trabalhar com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades ou uma automática de seis marchas. Algumas versões usarão o sistema de tração integral da marca.
Ao que tudo indica, embora não haja nenhuma confirmação por parte da companhia, é que o motor 2.0 de 178 cv vendido no modelo atual no Brasil será aposentado, em prol do 1.6 que gera a mesma potência.
Além dos novos motores e transmissões, o Sportage terá novas tecnologias de segurança, como frenagem autônoma emergencial, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de ponto cego, entre outros. O kit multimídia terá tela de 7'' ou 8'', sensível ao toque, possivelmente com espelhamento de smartphones.
O novo Sportage ficou com cara de alemão. A frente ficou mais robusta e afilada, e os faróis foram totalmente redesenhados, bem como os para-choques e grande frontal. O destaque da traseira são as novas lanternas. O desenho deste carro foi desenvolvido em Frankfurt, na Alemanha, o que explicaria a influência no design.
O novo Sportage vai desembarcar no Brasil, vindo do México, a partir de março. Outros três lançamentos da Kia estão programados para 2016.