Ciclista morre atropelado durante treino na Rio-Santos
Da Redação com agências
Foto(s): Divulgação / Arquivo
Ciclista Claudio Clarindo, em foto postada em sua página oficial no Facebook
O ciclista Claudio Clarindo, de 38 anos, morreu atropelado nesta segunda-feira enquanto pedalava na rodovia Rio-Santos rumo ao município de Bertioga. Considerado um dos dez melhores atletas de ultraciclismo (ciclismo de longa distância) do mundo, Clarindo e um companheiro de modalidade, Jacob Amorim, foram atingidos por um carro no acostamento, na altura do km 244, segundo informações divulgadas na página oficial do atleta no Facebook.
A Polícia Rodoviária informou que o motorista do carro dormiu ao volante enquanto dirigia rumo a Guarujá, perdeu o controle do carro e atravessou a pista contrária, acertando a dupla de ciclistas, que estava com os equipamentos de segurança. Segundo informações do diário A Tribuna, os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital Santo Amaro, em Guarujá. Claudio Clarindo sofreu uma parada cardiorrespiratória e já chegou morto ao local, enquanto Amorim foi encaminhado ao centro cirúrgico com uma fratura no fêmur e quadro estável.
Carreira
Claudio Clarindo era o grande nome brasileiro do ciclismo de longa distâncias. Segundo informações do site Bike Magazine, ele já conclui cinco vezes a Race Cross America (RAAM), circuito que atravessa todo o continente norte-americano do lado oeste, na Califórnia, até o lado leste, no Estado de Maryland, num total de 5000 quilômetros de distância.
Clarindo iniciou sua carreira no esporte como nadador e em provas de triatlo. Ele realizou oito provas do Ironman e teve o melhor desempenho da natação na edição brasileira em 1998 e 1999. No ciclismo de longa distância, sua especialidade, Clarindo foi recordista brasileiro com 420 quilômetros percorridos entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, em 2002, entre outras conquistas. Clarindo era Coordenador de Esportes de Praia da Secretaria Municipal de Esportes de Santos e deixa mulher e um filho.
Um dos maiores ciclistas do mundo nos deixou hoje. Claudio Clarindo deixou a marca dele registrada na história do esporte mas também deixou sua marca em nossas vidas. Somos gratos por ter convivido com esse que era pra nós um amigo pra todas as horas. Era um herói com uma super força que pedalava mais de 5 mil quilômetros em uma única competição, mas tinha a humildade de um menino quando estava em nossa casa. Era um guerreiro incansável que, sem hesitar, buscava a vitória sempre. Era um companheiro que podíamos dividir as dores e as risadas sempre.Fizemos com Clarindo 3 documentários, um especial e tantos outros vídeos que nem sabemos citar. Ele era um de nós! Não era só um atleta, era um artista! Mas ao mesmo tempo estava tão acima de todos nós...O vídeo que acompanha esse post é uma pequena homenagem, até porque nada seria compatível à sua grandeza como atleta, e que mostra alguns momentos que vivemos juntos em um desafio em que ele pedalou do Rio de Janeiro a São Paulo em menos de 24 horas.Vai um irmão... surge um mito. Claudio Clarindo
Publicado por 4.2 Produtora em Segunda, 25 de janeiro de 2016