Bacardi deixa São Bernardo e Restaurante São Judas fecha as portas

 

ABCD - 25/01/2016 - 06:27:13

 

Bacardi deixa São Bernardo e Restaurante São Judas fecha as portas

 

Da Redação .

Foto(s): Divulgação / Arquivo / Reprodução / Pinterest

 

Barcardi

Barcardi

A fabricante de bebidas Bacardi, após 23 anos instalada em São Bernardo do Campo, anunciou, em janeiro de 2016, o encerramento de suas atividades em março. Com o fechamento, cerca de 55 funcionários serão demitidos e os demais serão transferidos para o escritório da empresa na capital paulista.

Estima-se que outras mil posições de trabalho poderão estar em risco com a saída da Bacardi do bairro de Rudge Ramos.

A fábrica de São Bernardo abrigava diversos departamentos administrativos, como vendas, marketing e tecnologia da informação além de ser responsável pelo envasamento e distribuição na região do Grande ABC.

Apesar do fechamento da unidade, o rum, que leva o nome da companhia, e é produzido em diversos sabores, continuará sendo vendido no país. 

A Bacardi chegou em São Bernardo quando a empresa adquiriu a Martini, que se instalara na cidade em 1958 no bairro do Rudge Ramos.

De acordo com informações da empresa, entre os motivos para o fechamento da unidade, estão os altos custos e as complicações com a logística da região. Outro fator seria de que a região onde está instalada é, principalmente, residencial, dificultando a entrada de matérias primas e a saída de produtos já industrializados. 

A Bacardi continuará com a produção em sua unidade fabril no Recife e parte da produção que se encerra em São Bernardo será transferida para aquela cidade.

A prefeitura da cidade deseja que o local continue sendo utilizado de forma a manter os empregos na região e, para tanto, designou seu secretário de desenvolvimento, Hitoshi Hiodo, para entrar em contato com outras empresas que poderiam se instalar na planta que está sendo fechada. A prefeitura informou, ainda, que não há planos de desapropriação para utilização com alguma atividade pública.



Restaurante São Judas Tadeu fecha as portas no Bairro Demarchi

A "Rota do Frango com Polenta" perde um de seus mais tradicionais pontos, o Restaurante São Judas Tadeu, da família Demarchi, que dá nome ao bairro onde atuou por tantas décadas.

A família Demarchi, dona do restaurante, entre eles um vereador do município, informou que o terreno onde estava localizado o restaurante foi vendido.

O motivo do fechamento teria sua base nos prejuízos acumulados no ano de 2015 e em virtude da crise econômica atual que reduziu, em muito, o movimento. O mais antigo estabelecimento da "Rota do Frango com Polenta" fechou as portas para o público e, seus donos, não sabem seu destino.

O vereador Rafael Demarchi, PSD, um dos proprietários, disse que o terreno de 12 mil m² que dava capacidade ao restaurante para o atendimento a mais de 3 mil pessoas, localizado na Avenida Maria Servidei Demarchi, ainda depende de alguns ajustes e negociações com os novos proprietários. Ao ser questionado sobre quem seriam os novos donos, Rafael Demarchi disse que a identidade dos novos donos do terreno está sendo mantida em sigilo, por enquanto, pela família.

Rafael ainda disse que ainda em janeiro os antigos e os novos proprietários estarão discutindo o assunto. De acordo com ele tudo dependerá dos planos que os novos proprietários terão para o local.

"Se construírem um prédio novo, pode ser que manteremos o restaurante funcionando por um tempo, antes do início das obras. Também há a possibilidade de o local se tornar uma casa de shows ou de o restaurante funcionar em um espaço menor na mesma área”, afirmou o vereador.

O vereador disse, ainda, que o retorno do funcionamento do restaurante pode ocorrer após o Carnaval, mas tudo dependerá de acordo entre a família detentora da marca São Judas com os novos proprietários do terreno. O vereador Rafael Demarchi disse que os detalhes da operação de venda do terreno não podem ser revelados por questões contratuais entre as partes.

Os 90 funcionários que trabalhavam no restaurante serão demitidos e, de acordo com Walter Demarchi, sócio fundador do restaurante, com pagamento de todos os direitos trabalhistas. Walter Demarchi foi prefeito de São Bernardo entre 1993 e 1996.

Notícias anteriores davam conta que o fechamento do restaurante se daria para uma reforma, conforme uma faixa estendida no local, fato que não se concretizou.

 

São Judas

A faixa indica a unidade do Restaurante São Judas localizada no São Bernardo Plaza Shopping na Avenida Rotary, como opção.

 

São Judas

Restaurante São Judas Tadeu em Jundiaí - SP

A família Demarchi mantém, ainda, uma unidade (franquia) do restaurante em Jundiaí, no interior do Estado de São Paulo.

O tradicional restaurante Florestal, também ligado a um ramo da família Demarchi continua aberto mantendo viva a tradicional receita de frango com polenta da Dona Santa Demarchi, matriarca da família.

Inaugurado em 1949, o restaurante chegou, no seu auge, a ser palco para importantes eventos e shows com cantores famosos como Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Fábio Junior, Roupa Nova, Luan Santana, Almir Sater, Paula Fernandes, Daniel, dentre outros.

 

São Judas

Show com o roupa Nova

Nos anos 90 os shows lotavam o local e a disputa pelos ingressos anteciados era grande. Diversas empresas buscavam o restaurante para a realização de eventos que eram realizados em salões localizados na parte superior do restaurante. A infraestrutura era condizente com as necessidades dos clientes que, com a crise, mudou.

Desde junho do ano passado, o restaurante acumulou prejuízo estimado em R$ 2 milhões, sendo R$ 152 mil somente em novembro de acordo com a família.

“A Rota do Frango com Polenta tinha um movimento muito grande na década de 1980, o que não ocorre mais nos dias de hoje. A área gastronômica cresceu bastante e as pessoas passaram a ter acesso a um leque maior de restaurantes. Hoje, não tem como operar um local daquele tamanho, por isso buscamos uma solução, que foi essa venda”, disse Rafael Demarchi. 

 



Links
Vídeo