Alex Manente é convidado pelo governo dos Estados Unidos para discutir política
Da Redação .
Foto(s): Divulgação / Arquivo / Reprodução
Deputado Federall Alex Manente, PPS
Alex Manente, deputado federal pelo PPS e presidente estadual do partido em São Paulo, foi selecionado pela Embaixada Americana (veja a reprodução do convite no final da matéria) como um dos líderes políticos em destaque e promissores no Brasil para participar do seminário "Young Political Leaders" (Jovens Líderes Políticos), que acontecerá entre os dias 25 de janeiro e 12 de fevereiro.
O governo americano pesquisa, mundo afora, líderes políticos jovens que estão se destacando e, depois de fazer uma seleção criteriosa, leva alguns para conhecer os Estados Unidos. Trata-se de uma política de boa vizinhança e uma forma de reduzir os preconceitos contra o país do presidente Barack Obama. O que se quer mostrar é a pujança tanto da economia quanto da democracia americana (que tanto encantou o jurista e historiador francês Alexis de Tocqueville, no século 19, e a filósofa alemã Hannah Arendt, no século 20).
Os jovens são levados para conversar com políticos do país — republicanos e democratas —, para jantar com uma típica família americana e para conhecer as melhores universidades. O governo dos Estados Unidos avalia que os jovens vão se destacar nos próximos dez anos e, por isso, os convida para conhecer o modo de vida americano.
Além de Alex Manente, mais quatro políticos brasileiros foram convidados, entre eles o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, PMDB, o deputado federal pelo Ceará, Moses Haendel Melo Rodrigues, PPS, a vice-prefeita de Belém, Karla Martins Dias Barbosa, PSB, e o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Maurício Wilker de Azevedo Barreto, PHS.
(Da esquerda para a direita) Moses Haendel Melo Rodrigues, PPS, Maurício Wilker de Azevedo Barreto, PHS, Karla Martins Dias Barbosa, PSB, Alex Manente, PPS e Agenor Mariano, PMDB
Todas as despesas decorrentes da viagem serão custeadas, integralmente, pelo governo norte-americano.
O objetivo do seminário é promover a troca de experiências profissionais entre jovens políticos brasileiros com seus pares americanos, visando ampliar a participação de lideranças jovens na política. Durante a viagem, os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer mais sobre a diversidade geográfica, política e sociocultural dos Estados Unidos da América.
Seis cidades estão incluídas na programação do encontro, começando por Washington, com encontro previsto com o presidente americano, Barack Obama, do partido democrata, e seguindo para Los Angeles, Chicago, Worcester (MA), Manchester (NH) até Nova York, último destino do grupo. Em cada localidade estão previstas visitas à sedes de governo, universidades e palestras com temas como administração pública, liderança política e sistema eleitoral americano. A agenda prioriza ainda reuniões com políticos dos partidos Republicano e Democrata e com lideranças culturais, empresariais e uma típica família daquele país.
O "Young Political Leaders" foi fundado há 75 anos e se destaca por identificar jovens políticos, em várias parte do mundo, com potencial para se consolidarem como líderes em seus países de origem. Personalidades importantes como Tony Blair, ex-primeiro-ministro Britânico, e Muhammad Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz, já passaram pelo programa.
Em Goiás, o então jovem político, Iris Rezende foi o único a fazer parte do programa em 1967.
Agenor Mariano, PMDB, 41 anos, o mais velho da turma que segue para os Estados Unidos, diz estar honrado por fazer parte desta lista e considera esta uma grande oportunidade para aprender e ampliar horizontes.
"É um dever de todo político e administrador buscar conhecimento, sempre com o objetivo de obter excelência em ações para melhorar a vida das pessoas e a troca de experiência com uma das maiores economias e democracias do mundo será de grande valor", assegura o vice-prefeito de Goiânia.
Alex Manente afirmou que está honrado em ter sido convidado e acredita que a troca de experiências será de suma importância aos seus trabalhos.
"Com muita honra informo que serei um dos 5 representantes do Brasil no programa 'Jovens Líderes Políticos' do governo dos Estados Unidos. Durante o período de 20 dias, terei intensa experiência sobre modernização do serviço público, combate à corrupção, além de um encontro com o presidente Barack Obama, tudo custeado pelo governo americano. O programa tem início em Washington D.C (capital norte-americana) no dia 25 de janeiro", diz o virtual candidato do PPS, deputado Alex Manente, ao cargo de prefeito de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC-SP.
"Será uma grande experiência em minha vida pública, pois terei a oportunidade de conhecer pessoalmente o processo político dos Estados Unidos, além de participar e debater temas de extrema importância, como o combate à corrupção e a modernização da máquina pública", complementa Alex Manente.