O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado na tarde desta sexta-feira, 20, ao participar de um evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, na Liberdade, bairro de maior concentração populacional negra de Salvador (BA). Já no início da fala, com mais de duas horas de atraso, ao cumprimentar os presentes, de cima de um trio elétrico, Lula ouviu uma sonora vaia, seguida de reclamações relacionadas à crise financeira e à corrupção no País.
Alguns gritavam a sua indignação com a volta da inflação e o desemprego. "Se soubesse que ele estaria aqui, eu não viria. O País em crise, os pobres passando dificuldade e esse cara aqui jogando conversa fora. Que falta de consciência. E ainda colocou aquela mulher na presidência", esbravejava Janete Costa dos Santos, de 25 anos, referindo-se à presidente Dilma Rousseff.
Lula tentou reverter a situação de descontentamento popular enumerando algumas conquistas obtidas pela comunidade negra durante o governo do PT.
"Tenho consciência de que o que já foi feito são conquistas. Uma das grandes conquistas foi o estatuto da igualdade racial. Nesse século 21 tivemos momentos importantes na nossa história. Eu duvido que qualquer cientista político faça pesquisa para ver se em qualquer momento do País havia tantos negros e negras nas universidades", ressaltou, destacando as políticas públicas implementadas pelo PT, em benefício dos afrodescendentes.
"Eu sei que tem gente que não gosta da gente, sei que tem divergência. Queria que as pessoas que discordem de nós, colocassem a mão na cabeça e pensassem no que eram as negras e os negros antes do PT nesse País", disse, e reforçou que "nunca na história desse País o negro teve oportunidade de ser médico, engenheiro e não só ajudante de pedreiro nas grandes capitais ou empregadas domésticas.
Em seguida, o ex-presidente admitiu que ainda há muito a ser feito". "O movimento negro precisa estudar quais são as conquistas que a gente deseja, pois a luta do povo é infinita", Ele se despediu como se estivesse em campanha: "Um abraço a todos e até a vitória".
Alguns comentários dão o tom do momento político que vive o PT e seus dirigentes
"Lula morreu (politicamente) e anda por aí, como um zumbi, com os seus velhos e desgastados discursos que já não convencem mais ninguém. Deveria ter a dignidade de reconhecer que o povo não está mais com ele, que o povo, finalmente, reconheceu quem é ele e se decepcionou. Lula está tendo um fim melancólico de carreira, assim como vai ter a sua pupila, Dilma Vana Rousseff", diz Nivardo Cavalcante Nepomuceno.
"Quem foi um dia considerado o DEUS BRASILEIRO, hoje está tomando vaias em todos os cantos do país. Então era um trabalho de promoção forjado para poder começar a enganar a população. O importante é estarmos vendo no que deu todo o OBA...OBA de promoções absurdas?", diz Marcelo DE Mattos Carvalho.
"O PT mente tanto,e recorta dos livros oque lhe interessa,coloca oque lhe convém. Uma é que Zumbi dos Palmares era essa criatura que merece tanta adoração. Leiam quem foi ele,e como tratou negros.--Sobre negros na faculdade,além de amigas que estão se aposentando,e uma que morreu, digo que não tiveram ENEM,nem bolsas ou cotas,mas lutaram por seus diplomas com o suor de seus rostos. Ah, não esquecendo Joaquim Barbosa,esse negro,Lula não gostaria que tivesse virado juiz antes do PT se perpetuar no governo...", disse Rosa Mattos, e complementa "Oque o PT mais fez nesses quase 13 anos de desgoverno foi mentir para pobres e ricos,negros e brancos,etc. Até Lula disse que Dilma falou algo na campanha e fez outra.Só que esqueceu de dizer que ele a colocou lá 2 vezes,e que ele e o marqueteiro orientaram a Dilma. Então,as mentiras são também dele. Quanto aos negros,nas faculdades,a muito estão! Tenho amigas negras que até ja estão aposentando,advogada,medica e administradora de empresa.Se tinham menos no passado,era por varias as razões,assim como brancos também eram menos. Negros ou brancos,tem faculdade por seus méritos,nada devem ao PT".