Se você é um dos milhares de consumidores que a Hyundai conquistou no Brasil nos últimos anos e aprecia o estilo do compacto HB20, temos boas notícias — e outras nem tão boas assim — para dar. Começando pela primeira, como você pode ver nas fotos acima, o bem-sucedido modelo produzido em Piracicaba (SP) ganhou novo visual.
Trata-se da primeira reestilização do veículo — a chamada mudança de meia-vida — que visa a manter a competitividade do produto frente à concorrência. Geralmente, essa estratégia é feita por meio da atualização visual, técnica ou de conteúdo. Mas, no caso da Hyundai, a mudança envolveu as três.
A novidade que salta aos olhos, claro, é a nova grande dianteira de formato trapezoidal. Característico dos demais modelos da marca (exceto os veículos mais luxuosos), o componente transmite sensação de robustez e até certa imponência. A mudança se estende para a parte inferior do para-choque — também redesenhado —, que ganhou novos faróis de neblina e entradas de ar. As laterais não exibem mudanças, e, na traseira, a mais perceptível são os apliques reflexivos na parte inferior do para-choque (igualmente modificado, como na dianteira), que estão mais largos.
Para quem se interessa pela versão com motor 1.6, a melhor notícia é que o hatch deixou de lado o antiquado câmbio automático de quatro marchas e ganhou uma nova (e mais eficiente) caixa de seis marchas. Tem mais: o câmbio manual também passou a ter seis marchas.
Já que falamos de versões, é a hora de falar sobre as notícias não tão boas. Quem quiser um HB20 1.0, mesmo na configuração mais cara (Comfort Style), terá de se contentar com as alterações estéticas, basicamente. O motor e o câmbio seguem os mesmos, e, na parte interna, a novidade fica por conta dos tecidos do revestimento, além do acréscimo de trava elétrica e vidros dianteiros com acionamento tipo “um toque” para a janela do motorista na versão Comfort Plus.
Em compensação, quem pode investir mais pelo 1.6 Premium terá à disposição um modelo igual ao das fotos desta reportagem, e ainda poderá optar pelos bancos de couro marrom, outra novidade na linha. Além do já mencionado câmbio de seis marchas, esse HB20 topo de linha traz faróis e luzes de neblina com projetores e luzes de LED (sem função de luz diurna), assim como lanternas com novas lentes, denominadas Clear Type, que se assemelham a LEDs. Os retrovisores contam com rebatimento elétrico.
Por dentro, a versão mais cara do compacto conta com ar-condicionado automático digital, quatro airbags e uma nova central multimídia, capaz de se conectar com aparelhos celulares padrão Android e iOS (previsto para 2016), permitindo o espelhamento do celular no monitor do veículo, ou seja, será possível comandar as principais funções do telefone por meio da central multimídia. Se o carro estiver estacionado, o sistema permitirá até assistir a vídeos e acessar as redes sociais. Curiosamente, o equipamento será compatível inicialmente apenas com aparelhos das marcas Samsung e LG (ambas sul-coreanas, como a Hyundai).
Na prática, a principal vantagem dos novos câmbios deverá ser a economia de combustível, já que as marchas a mais permitirão ao motor trabalhar em rotações mais baixas (principalmente em estrada). Infelizmente, porém, a fabricante não liberou os veículos para que pudéssemos testá-los de acordo com os nossos procedimentos e, por isso, ficamos limitados à fábrica. Mesmo assim, em uma rápida análise, foi possível perceber que o carro ficou mais confortável, principalmente por conta do menor nível de ruído. O desempenho, porém, não deve mudar muito.
Além de não permitir a saída do carro da fábrica, a Hyundai só divulgará os preços da linha HB20 nesta terça-feira (22), quando ocorrerá um evento de lançamento nacional do veículo. Portanto, fique ligado aqui para saber se a gama do compacto ficará mais cara ou não.
A introdução de alterações aos poucos na linha faz parte da estratégia da Hyundai brasileira (que, vale lembrar, é uma das poucas fabricantes que não registrou queda de vendas neste ano) e, ao que parece, vem dando certo, já que a fábrica da empresa segue operando a todo vapor e em três turnos.
Assim, você pode esperar para breve a chegada da versão aventureira (HB20X) e do sedã com as mesmas mudanças do hatch. Em time que está ganhando, não se mexe muito.