Amortização de financiamento. Qual escolher, tabela Price, SAC ou mista
Ana Alcantara .
Foto(s): Arte @HORA
O Sistema de amortização é um processo no qual o as dívidas são pagas através de parcelas periódicas dos juros que são calculados sobre o saldo devedor. Existem duas modalidades deste sistema: O Sistema de amortização Constante (SAC) ou a Tabela Price
O Sistema de amortização é um processo no qual o as dívidas são pagas através de parcelas periódicas dos juros que são calculados sobre o saldo devedor. Existem duas modalidades deste sistema: O Sistema de amortização Constante (SAC) ou a Tabela Price.
O modelo SAC é o mais comum do mercado, onde mensalmente o devedor amortiza um percentual da dívida, fazendo assim com que os juros nos meses seguintes diminuam e, consequentemente, as prestações até o fim do contrato. Resumindo, a parcela inicial é maior, decrescendo ao longo do tempo.
Na tabela Price, as prestações são calculadas de modo a se manterem estáveis até o fim do contrato, podendo sofrer reajustes ao longo do tempo. Entretanto, nesta modalidade, o devedor acaba pagando mais no valor total devido aos juros cobrados. Neste tipo de financiamento, só se percebe a diminuição do saldo devedor com pelo menos 50% das prestações quitadas.
Há também a opção mista, onde os dois sistemas de amortização são combinados. O ponto principal deste sistema é que, as 36 parcelas iniciais são fixas, onde ocorre uma variação apenas do valor dos seguros e a correção do saldo devedor, assim como a tabela Price. Então, o valor é recalculado pelo SAC. Sua vantagem é a geração de uma amortização maior do saldo devedor que permite uma redução significativa a partir da 36ª parcela.
Carla Carvalho que é funcionaria no www.agenteimovel.com.br afirma que, na dúvida em qual sistema escolher para o financiamento, a melhor opção é optar pela que oferece o prazo mais curto para que os juros sejam menores. Logo, quanto mais amortização, menos juros.
Dentre os sistemas citados, o SAC é preferível à tabela Price, pois pode gerar uma economia de 10% no valor total da amortização. Entretanto, a tabela Price apresenta a grande vantagem devido às primeiras parcelas serem menores do que o SAC; Em comparação entre os sistemas, o SAC ainda é o preferido entre os compradores, pois a taxa de economia é mais significativa no fim do financiamento.