O Palácio Principesco de Mônaco: Visita inesquecível

 

Turismo - 29/08/2015 - 06:57:19

 

O Palácio Principesco de Mônaco: Visita inesquecível

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

De abril a outubro, os visitantes podem entrar na casa da Família Soberana, para uma visita incontornável que permitirá conhecer a história dos príncipes de Mônaco

De abril a outubro, os visitantes podem entrar na casa da Família Soberana, para uma visita incontornável que permitirá conhecer a história dos príncipes de Mônaco

De abril a outubro, os visitantes podem entrar na casa da Família Soberana, para uma visita incontornável que permitirá conhecer a história dos príncipes de Mônaco.

Obras de arte, colunas e escada de dupla-revolução se combinam para criar uma decoração excepcional em que tudo está em harmonia, jogos de luz e sombras.

O chão do Pátio de Honra, obra do atual reinado, forma uma sutil composição geométrica em que se misturam seixos e lajotas de pedra.

Em frente da escada de mármore de Carrara, inspirada naquela de Fontainebleau, afrescos atribuídos a Luca Cambiaso (1527–1585) embelezam a fachada, representando notadamente “O Triunfo de Baco” e “As Divindades do Mar”.

Outras obras ornamentam a elegante Galeria de Hércules: nas janelas das abóbodas, figuram o nascimento, os trabalhos e a morte de Hércules, pintados por Orazio dei Ferrari (1605–1657), autor igualmente da decoração destinada aos balés encenados na Corte do Príncipe Honoré II; entre as portas e janelas encontram-se personagens mitológicos (Antiope, Sémiramis, Sphiron, Artémise…) inspirados em gravuras executadas segundo Claude Vignon (1593–1670).

É desta galeria que o Soberano aparece para todos os monegascos reunidos no Pátio de Honra em eventos importantes, tais como adventos, apresentações de uma futura princesa ou de um futuro príncipe.

A visita prossegue com a entrada nos Grandes Aposentos enfileirados. Ilustres personagens passaram ou se hospedaram nestes aposentos: papas, um imperador, reis e rainhas…

É nos salões desses Grandes Aposentos que o Príncipe recebe os seus convidados em recepções oficiais, assim como as crianças monegascas nas celebrações do Natal.

De sala em sala se desdobra uma sequência ininterrupta de pisos maravilhosos, realizados em marchetaria de mármores, com o monograma do Príncipe Rainier III.

Gabinetes François Io, móveis florentinos ou Boulle compõem um mobiliário especialmente selecionado e variado. As paredes vestem-se de ouros, ricas tinturas, artigos de seda alfinetados ou adamascados, em tons delicados ou marcantes.

Numerosos quadros dão o toque final a esta decoração principesca. Pinturas de Nicolas de Largillière, Hyacinthe Rigaud, Marie Veroust, Philip de Laszlo de Lombos ou de artistas contemporâneos, essas obras representam com frequência Membros da Maison de Mônaco, de outrora ou de hoje: tantas são as recordações das uniões de prestígio contraídas junto a grandes famílias (Savoie, Lorraine, Matignon, Aumont-Mazarin), tantos são os testemunhos de um amor pela arte sempre renovado.

 

Monaco

 



Links
Vídeo