O vereador Marcus De Rosis, presidente da Câmara de Santos, morreu por volta das 17 horas deste sábado, após ter sofrido um enfarto durante solenidade na Zona Noroeste, em Santos, no período da manhã. Ele foi socorrido, levado para o Hospital Ana Costa, chegou na unidade consciente, chegou a passar por um cateterismo, mas não resistiu ao ataque cardíaco.
Marcus De Rosis tinha 54 anos e exercia o sexto mandato como parlamentar.
História
Santista, nascido em 16 de julho de 1961, Marcus Vinícius Gomes De Rosis era vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e atual presidente da Câmara Municipal de Santos, biênio 2015/2016, cargo que ocupa pela quarta vez.
Eleito para o sexto mandato com 5.719 votos, De Rosis esteve à frente da presidência da Câmara Municipal de Santos por três oportunidades, nos biênios 1995/1996, 2007/2008 e 2009/2010. Em 1995, aos 33 anos, Marcus De Rosis foi eleito presidente do Legislativo pela primeira vez, sendo até hoje o vereador mais jovem a assumir essa função.
Além disso, exerceu a função de Líder do Governo por duas vezes, durante a gestão do ex-prefeito João Paulo Tavares Papa; e de vice-líder do governo Paulo Alexandre Barbosa, entre 2013/2014.
Formado em Administração, Marcus iniciou na vida política em 1989, aos 28 anos, para dar continuidade ao trabalho do pai, Dr. Oswaldo Carvalho De Rosis, após seu falecimento. Vereador em Santos durante mais de 20 anos, Dr. Oswaldo empresta hoje seu nome ao plenário da nova sede do Legislativo, onde são realizadas as sessões ordinárias e solenes.
Entre os anos de 2000 e 2003, atuou como Secretário Municipal de Esportes. Após três anos e três meses no comando da SEMES, conseguiu transformar essa em uma das mais ativas Secretarias da cidade.
Apaixonado pelos esportes e por Santos, Marcus De Rosis enxergou o potencial esportivo da cidade e lutou para desenvolvê-lo, investindo em grandes competições, reforma e construção de equipamentos esportivos; acreditando nos atletas locais e democratizando a atividade física. Com tudo isso, conseguiu triplicar o número de munícipes praticantes de atividade física, dando à cidade o título de município mais esportivo do Brasil.
Como presidente do Legislativo durante o biênio 2007/2008, De Rosis modernizou a TV Legislativa, que passou a ser a primeira com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Foi também na gestão de Marcus De Rosis na presidência da Câmara, que se concretizou um sonho centenário da nossa cidade: a construção da sede própria do Legislativo Santista.
Erguida no imóvel centenário conhecido como Castelinho, antiga sede dos Bombeiros, na Vila Nova, a sede própria da Câmara foi totalmente revitalizada, com instalações modernas, unindo passado e futuro, história e modernidade. O Castelinho foi oficialmente inaugurado no dia 15 de dezembro de 2010, fechando com chave de ouro os quatro anos que o vereador esteve no comando da presidência da Câmara de Santos.
Entre seus inúmeros feitos e atuações na vida pública, destacam-se: Programa de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (PROMIFAE), Lei de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos, gratuidade do transporte público municipal às pessoas com deficiência, construção da nova sede do poder Legislativo, construção do complexo esportivo do Rebouças, entre outros.