Campeão sul-americano, Chile será 1º rival do Brasil rumo a 2018
Da Redação com Gazeta Esportiva
Foto(s): Getty
Ronaldo participou do sorteio das Eliminatórias da América do Sul
O primeiro adversário da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 será o Chile, em outubro, fora de casa. A tabela completa foi conhecida neste sábado, em sorteio realizado no Palácio Konstantin, em São Petersburgo, na Rússia.
Já se sabia previamente que o time atualmente treinado por Dunga teria a Argentina pela frente na terceira e 11ª rodadas, sendo o primeiro clássico com mando de campo argentino. O arranjo na tabela foi feito para evitar que os duelos fossem na primeira ou na última rodada ou para que alguma seleção tivesse que enfrenta-los em sequência.
Neste sábado, os outros oito times (além de Brasil e Argentina) foram numerados através de sorteio. Daí, definiu-se que o Chile seria a equipe de número 2 – e a primeira adversária brasileira, conforme a tabela, portanto. Os chilenos acabam de conquistar a Copa América jogando em seu país, em final histórica contra os argentinos.
Com mais dois jogos de suspensão a cumprir por punição recebida durante a Copa América, Neymar, principal estrela brasileira, só poderá ir a campo a partir da terceira rodada, como lembrou o ex-jogador Ronaldo, que participou do sorteio. “Mas a qualificação na América do Sul é sempre difícil de qualquer forma”, disse.
As Eliminatórias sul-americanas para o próximo Mundial começarão em outubro. Como nas edições anteriores, dez seleções disputarão 18 partidas (em dois turnos, de ida e volta) até novembro de 2017 em busca de quatro vagas diretas. O quinto colocado irá à repescagem.
Também no sorteio realizado pela Fifa neste sábado, ficou estabelecido os confrontos pelas duas vagas de repescagem. O representante da América do Sul enfrentará a única seleção da Oceania pré-classificada. A outra vaga será definida com duelo entre a quarta equipe da Concacaf e a quinta seleção melhor colocada da Ásia.
Copa-2018: Eliminatórias europeias terão "grupos da morte" com França-Holanda e Espanha-Itália
As eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018 prometem fortes emoções, com França, Suécia e Holanda integrando o mesmo grupo, assim como Espanha e Itália, sendo que apenas o primeiro colocado de cada chave garante a vaga direta para o torneio.
Os oito melhores segundos colocados terão que disputar a repescagem, em novembro de 2017.
Isso significa que a França de Pogba, a Suécia de Ibrahimovic ou a Holanda de Robben vão ficar fora da competição. As três seleções integram o grupo A, junto com Bulgária, Belarus e Luxemburgo, que devem ser meros coadjuvantes nas eliminatórias.
"É um grupo compacto, com boas seleções. A Holanda é favorita, porque foi semifinalista e terceira colocada da última Copa do Mundo, mas Suécia, Belarus e Bulgária não sempre adversários complicados de se enfrentar", comentou o técnico da França, Didier Deschamps.
Já a Espanha, que conquistou a Copa em 2010, voltou a ter um sorteio complicado. Para garantir a vaga direta, terá que superar a tetracampeã Itália, no grupo G, com a Albânia, que pode incomodar, Israel, Macedônia, e Liechstenstein.
A atual campeã mundial Alemanha deu mais sorte. Não deve ter muita dificuldade para terminar na liderança do grupo C, no qual enfrentará República Tcheca, Irlanda do Norte, Noruega, Azerbaijão e San Marino.
"Estou feliz pelo fato de não ter caído com a Itália", comemorou o ex-atacante Oliver Bierhoff, diretor de seleções da Alemanha, que foi responsável por tirar as bolinhas no sorteio.
Os alemães, porém, terão que ter um desempenho melhor do que nas eliminatórias para a Eurocopa-2016. A 'Mannschaft' teve um início de campanha complicado, e é vice-líder da sua chave, atrás da Polônia.
A Inglaterra, que ostenta 100% de aproveitamento nas eliminatórias da Euro, terá dois clássico emocionantes no Grupo F, com a vizinha Escócia, e ainda enfrentará Eslováquia, Eslovênia, Lituânia e Malta.
Os ingleses precisam ficar de olho nos eslovacos, que lideram sua chave da Euro, na frente da Espanha.
A seleção portuguesa tampouco terá vida fácil. Cristiano Ronaldo e companhia, que precisaram disputar a repescagem na última edição, integram o grupo B, com a Suíça, que sempre costuma dar trabalho. Os outros adversários, Hungria, Ilhas Faroe, Letônia e Andorra, não devem causar maiores problemas.
As eliminatórias europeias começam em setembro de 2016, sem a participação da Rússia, que já está classificada por ser o país-sede.
Composição dos grupos das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018
Grupo A
Holanda, França, Suécia, Bulgária, Belarus, Luxemburgo