O ministro das Cidades, Gilberto Kassab recebeu em sua casa na capital, no último domingo (24/05), o deputado estadual Orlando Morando e o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra para tratar sobre as obras de mobilidade urbana da região do Grande ABC.
Na pauta estavam os investimentos programados na Pasta de Cidades, para as obras de reformas e modernização das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e também para a construção da Linha 18 – Bronze, o metrô que vai ligar a capital ao Grande ABC.
Kassab garantiu que os repasses financeiros da União estão assegurados e não correm risco. O ministro negou que o bloqueio de verba do governo federal, de R$ 69,9 bilhões, atinja as obras no setor anunciadas na região, mas admitiu que pode ter um alongamento de prazo. “O que vai acontecer é prolongamento do calendário, não haverá rompimento de compromissos ou intervenções.”
“A reunião foi muito importante, considerando que é o ministério que tem relação direta e responsável pelas liberações do PAC Mobilidade e também dos financiamentos para Linha 18 – Bronze. Saímos da reunião com a confirmação de que não existirá corte aos projetos de Mobilidade Urbana do Grande ABC. Isso é muito importante para garantir a execução do plano”, disse o deputado Orlando Morando, que é o relator do projeto de financiamento do Metrô ABC.
O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra também saiu satisfeito. “O ministro foi categórico de que as intervenções não correm risco. A importância para Santo André é a garantia que os investimentos serão realizados”, concluiu.