Salão de Buenos Aires traz novos Focus, Duster Oroch, Amarok e 308/408

 

Autos - 19/06/2015 - 06:53:24

 

Salão de Buenos Aires traz novos Focus, Duster Oroch, Amarok e 308/408

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Não foram só os médios Peugeot 308 e 408 que apareceram de cara nova no Salão de Buenos Aire

Não foram só os médios Peugeot 308 e 408 que apareceram de cara nova no Salão de Buenos Aire

Novo Ford Focus é revelado na Argentina

Remodelados, hatch e sedã médios serão lançados por aqui no segundo semestre

Não foram só os médios Peugeot 308 e 408 que apareceram de cara nova no Salão de Buenos Aires. A Ford também aproveitou o evento para lançar as versões sedã e hatch do Focus remodelado, modelo que chega ao País no segundo semestre deste ano.

Além da frente redesenhada e das novas lanternas— em sintonia com as do modelo vendido nos mercados europeu e norte-americano — o modelo ganha ainda mais pontos positivos em um quesito em que já era referência: o pacote tecnológico.

Um desses equipamentos é o Active City Stop, um assistente de frenagem de emergência que atua até os 50 km/h, acionando automaticamente os freios caso seja detectada uma possível colisão. Outra mudança é no sistema de estacionamento automático, que agora pode ser empregado em vagas perpendiculares.

A marca não divulgou informações sobre possíveis mudanças na mecânica. Devem permanecer na versão hatch os motores 1.6 de até 135 cv e o 2.0 Direct Flex de até 178 cv, com a opção da transmissão manual de cinco marchas ou a automatizada de dupla embreagem e seis velocidades. Já o sedã devem prosseguir com o motor mais potente e o câmbio automatizado.

 

Salão do Automóvel Argentina 2015

 

Salão do Automóvel Argentina 2015

Renault mostra versão definitiva da picape Duster Oroch

A picape compacto-média da Renault foi apresentada em Buenos Aires e será vendida ainda este ano no Brasil

A aguardada picape Renault baseada no Duster será produzida no Brasil em pouco tempo, mas a marca preferiu apresentá-la ao mundo no Salão de Buenos Aires. Já em versão de produção, ela começa a ser vendida no Brasil ainda este ano, provavelmente em outubro. Uma das novidades desse modelo é ser construído sobre monobloco, e não na tradicional cabine sobre chassi. Mas esse é um tipo de construção já bem conhecida por nós, brasileiros, nas picapinhas Strada, Saveiro e cia, você diria. E é verdade.

Mas o diferencial da Oroch estará mesmo é no tamanho. Ela tem um porte que fica entre o dessas picapinhas citadas acima e o das médias, como Hilux, Frontier e S-10. E o pulo do gato é que, por ser construída com monobloco, ela acaba sendo mais leve, econômica e confortável que as primas grandalhonas.

A Renault não divulgou mais detalhes da picape, mas como a Oroch é baseada no Duster, a motorização deve ser a mesma: 1.6 flex de até 115 cv com cambio manual de cinco velocidades ou 2.0 flex de 148 cv – que poderá ser associado ao câmbio manual de seis marchas ou ao automático de quatro velocidades.

 

Salão do Automóvel Argentina 2015

 

Salão do Automóvel Argentina 2015

Volks mostra nova versão da Amarok que pode ir ao Brasil

Marca estuda a possibilidade do veículo ser comercializado no Brasil

A Volkswagen exibe durante o Salão de Buenos Aires, que abre as portas para o público entre os dias 19 e 28 de junho, uma nova versão da Amarok, que pode ser comercializada no mercado brasileiro. Chamada de Ultimate, a série foi lançada no mercado argentino para ser a top de linha no país.

O veículo possui motor 2.0 litros Turbo, de 180 cavalos de potência, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas. A velocidade máxima da picape é de 179 km/h.

Entre os principais itens de série da nova Amarok estão faróis dianteiros bi-xenon, computador de bordo, volante multimídia, retrovisores com comandos elétricos, coluna de direção com regulagem de altura, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros escurecidos, além da grafia Ultimate nas laterais.

Inicialmente era esperado que esse carro fosse rapidamente comercializado no Brasil, o que foi desmentido pela marca alemã. De acordo com a Volkswagen, a gama da Amarok vendida no Brasil atualmente é considerada "suficiente" para dar conta da demanda dos clientes. Contudo, a marca vai avaliar o desempenho de vendas da Amarok Ultimate na Argentina e diz não descartar a possibilidade da chegada da picape no País no futuro.

 

Salão do Automóvel Argentina 2015

 




Peugeot 408 é reestilizado para seguir na briga dos sedãs médios

Seda médio argentino passa pelas mesma modificações mecânicas e de estilo do hatch

No segmento de sedãs médios, apesar do domínio japonês, a Peugeot também vai reestilizar e reposicionar o 408, passando a oferecer versões sempre muito bem equipadas.

A receita escolhida pela marca francesa foi de aproveitar as mesmas mudanças do hatch 308. Mantendo a plataforma atual, mas que segundo o fabricante passou por um retrabalho geral, o modelo ganhou uma nova frente (idêntica a do 308), com grade e faróis remodelados de acordo com a nova identidade visual do fabricante. Na traseira, apenas novas lanternas, com luzes de LED.

Já na mecânica, as opções devem permanecer as atuais, com o motor 2.0 flex de até 151 cv na versão de entrada (com transmissão manual de cinco e automática de seis velocidades) e a 1.6 THP flex de até 173 cv, agora com a opção da caixa manual de seis marchas.

 

Salão do Automóvel Argentina 2015

Peugeot 308 terá 2 carrocerias no Brasil - e pode ter versão de 205 cv

Novos 308 reestilizado feito na Argentina e 308 europeu chegam este ano e vão conviver no mercado brasileiro. O modelo argentino acaba de ser apresentado em Buenos Aires

No segmento de hatches médios, não é nada fácil desafiar os tradicionais e desejados Ford Focus e Volkswagen Golf. Ainda mais agora, quando o primeiro está chegando reestilizado e aprimorado já no começo de julho e o segundo está para ser nacionalizado em poucos meses, ganhando nova opção de motor (1.6 16V) e tecnologia flex no atual 1.4 turbo (que deve ficar com cerca de 150 cv).

Mas isso não significa que a Peugeot vá fugir à luta. Ao contrário: a marca vai aumentar sua artilharia com uma dupla oferta do 308. Além de reestilizar e dar uma “recalibrada geral” no modelo atual, vindo da Argentina (que ganhou uma suspensão com ajuste mais voltado para o conforto, além de uma nova central multimídia touch screen com função mirror link), a marca passará a importar da França a nova geração europeia do hatch. Bastante transformada, parece uma versão maior do 208 nacional, com a mesma proposta de posição de dirigir diferente, com volante pequeno e mais baixo e painel de instrumentos que se vê por cima dele.

Por serem carros bem diferentes e com preços distintos – obviamente o argentino será de entrada e o europeu será o topo de linha, eles terão nomes também diferentes: o “nacional” chamará simplesmente 308, e o europeu terá um “sobrenome” ainda não definido, revela Miguel Figari, diretor geral da marca no Brasil.

Na mecânica, enquanto o 308 argentino deve manter os atuais motores flex 1.6 de até 122 cv (câmbio manual), além do 2.0 de até 151 cv (manual de cinco marchas ou automático de seis) e do 1.6 THP a gasolina (agora Flex, com 173 cv, e com a opção do câmbio manual de seis marchas, além da caixa automática). Já o europeu terá apenas a opção 1.6 THP, mas apenas a gasolina, para brigar com as versões de topo dos rivais. Esse modelo europeu não está exposto no salão argentino, já que não será vendido no país, mas você pode conferir na galeria as fotos.

Questionado sobre a possibilidade de trazer a versão turbinada mais esportiva, de 205 cv, para brigar com o Golf GTI, Figari diz que a marca a está estudando. “Vamos primeiro terminar o reposicionamento de marca e a reestruturação da rede para depois “animar” a linha”. E isso pode significar trazer também o 208 GTI.

A marca corre para homologar os dois modelos e lançá-los no Brasil até novembro – se não der tempo, deixará para janeiro.

 

Salão do Automóvel Argentina 2015

 



Links
Vídeo