O ReclameAQUI, site de proteção ao consumidor, está entrando no mercado de certificação de empresas com o lançamento de um selo de qualidade, voltado principalmente para pequenas empresas, que representam cerca de 80% das companhias cadastradas no site.
O selo RA Verificada vai indicar ao consumidor a confiabilidade da loja ou serviço. Segundo o ReclameAQUI, ele comprova que a empresa existe, tem estrutura de canais para atender os clientes satisfatoriamente, apresenta regularidade nas entregas, e tem situação financeira em dia, a partir de dados da Serasa, SPC, Receita federal e do próprio ReclameAQUI.
As informações serão atualizadas mensalmente e as empresas interessadas em ser avaliadas para ganhar o selo vão pagar um valor mensal de manutenção. “É um referencial que o ReclameAQUI passa a dar, que a empresa existe e que o atendimento segue as normas”, explica Gisele Paula, diretora de Relacionamento B2B do ReclameAQUI.
O selo Verificada será exibido na página da empresa no ReclameAQUI e poderá ser usado como referência no site próprio da loja ou prestador de serviço. Empresas não recomendadas ou em análise não poderão contar com o produto. “Sabemos da nossa responsabilidade perante o mercado. Muitos consumidores nos questionam sobre a confiabilidade de empresas. Vimos, então, uma oportunidade de negócio”, ressalta do presidente do ReclameAQUI, Maurício Vargas.
“Até agora, o ReclameAQUI considerava a avaliação do consumidor – que é a mais importante – para gerar um índice para a empresa. Agora vamos trazer mais informações, com a nossa chancela, para o cliente decidir com segurança entre uma empresa ou outra na hora da compra”, afirma Gisele Paula.
Para obter o selo as empresas precisam se qualificar e contratar o serviço. O custo de uma consultoria inicial (R$ 600,00) e as taxas de manutenção mensal, que variam de R$ 149,00 (microempresa) a R$ 1.200,00 (grande empresa). O site www.verificada.com.br tem todas as informações.