Mercedes anuncia demissão de 500 e férias coletivas para mais 7 mil em São Bernardo

 

ABCD - 19/05/2015 - 23:07:02

 

Mercedes anuncia demissão de 500 e férias coletivas para mais 7 mil em São Bernardo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP)

Fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP)

A Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira, 19, a demissão de 500 funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo. Os cortes são referentes a funcionários que estavam com os contratos suspensos. Eles serão desligados da empresa em 29 de maio.

Além disso, outros 7 mil trabalhadores das áreas de produção entrarão em férias coletivas por 15 dias a partir de 1 de junho. A Mercedes, em nota, a Mercedes afirma que "precisa recorrer às medidas para enfrentar o desfavorável cenário econômico".

A Mercedes disse ainda que possui um excedente de 1.750 colaboradores na fábrica.

A crise na Mercedes

Em abril, a Mercedes havia anunciado que iria demitir 500 pessoas da planta, localizada em São Bernardo, na região do ABC. Porém, no final do mês, após greve dos funcionários, a montadora decidiu cancelar as demissões.

Na época, a empresa afirmou que abriria planos de demissões voluntárias, os PDVs, e que avaliaria os resultados em 18 de maio. A empresa produz caminhões e ônibus no local.



Sindicato e Mercedes têm reunião nesta quarta, 20, para discutir demissões

A Mercedes-Benz e o sindicato dos metalúrgicos do ABC têm reunião marcada para esta quarta pela manhã para discutir a situação dos 500 trabalhadores cujas demissões tinham sido suspensas à espera dos resultados de um programa de demissões voluntárias (PDV) encerrado na última sexta-feira.

Como as adesões ao PDV foram baixas — não chegaram a 100 trabalhadores —, a montadora informou na segunda que ainda precisa encerrar até o fim do mês os contratos desses 500 funcionários, já afastados da produção desde julho do ano passado. O sindicato, porém, diz que ainda não foi comunicado sobre as demissões na fabricante de caminhões e ônibus.

No encontro, as partes também devem discutir alternativas ao excesso de mão de obra no parque industrial de São Bernardo do Campo estimado em 1,75 mil trabalhadores. Diante da derrocada nas vendas de veículos comerciais, a Mercedes já marcou para junho férias coletivas que vão parar toda a produção da unidade paulista durante a primeira quinzena do mês que vem.

 



Links
Vídeo