Festival O Boticário na Dança tem visita de Sylvie Guillem
Da Redação com agências
Foto(s): Divulgação / Arquivo
Sylvie Guillem
Se fosse futebol, Sylvie Guillem poderia ser comparada à futebolista brasileira Marta. Protagonista de grandes feitos na dança, a bailarina francesa, que hoje vive em Londres, está no Brasil para acompanhar a programação do Festival O Boticário na Dança, que inicia nesta quarta-feira, 6 de maio.
Aos 50 anos, Sylvie ainda bate um bolão quando o assunto é dança. Sua trajetória, iniciada no balé clássico, ganhou novo rumo em 2006, quando decidiu se dedicar ao estilo contemporâneo. E, para a nova fase, ela contou com Akram Khan, com quem criou um espetáculo, onde os dois dançam, intitulado “Sacred Monsters”.
Ela começou sua vida artística na ginástica, pois sua mãe era professora. Aos onze anos, foi incentivada a estudar balé. Aos 16, tornou-se bailarina da Ópera de Paris, onde foi promovida a primeira bailarina em 1984. A partir de então, teve a responsabilidade de interpretar os papéis principais de obras como “Romeu e Julieta”, “Lago dos Cisnes” e “Dom Quixote”.
Em 1988, deixou a França para atuar como artista convidada do Royal Ballet em Londres. E passou a produzir intensamente com criadores em diversos países, como Maurice Béjart, Mary Wigman e Russel Maliphant.