A Microsoft desenhou uma linha na areia nesta terça-feira, 24/3, já que seu diretor de Office 365 afirmou que a visualização e edição de documentos em aparelhos de tela pequena continuará a ser gratuita – provavelmente matando, por consequência, a ideia de um Surface Pro Mino com tela pequena.
O VP corporativo da Microsoft para o Office 365, Kirk Koenigsbauer, revelou em um post que a Microsoft acredita que as 10,1 polegadas é a linha divisória entre a experiência profissional e pessoal. Segundo ele, os profissionais precisam da segurança e confiabilidade dos apps pagos, enquanto que os usuários finais são mais interessados nos apps gratuitos.
“Atualmente, também estamos usando o tamanho da tela para delimitar a diferença entre o uso pessoal e o uso profissional”, afirma. “Com base em nossas pesquisas, estamos classificando qualquer coisa com uma tela de 10,1 polegadas ou menos como um verdadeiro aparelho móvel: você provavelmente está usando fora de casa, quando não é prático usar um aparelho como um PC ou a Mac. Você provavelmente não está usando um mouse ou um teclado, e em vez disso está navegando pela interface touch. Provavelmente não é um tablet da categoria ‘pro’ que é usado para design ou apresentações.”
Nestes aparelhos móveis, as principais funções de edição e visualização serão gratuitas, disse Koenigsbauer, até que você escolha ter ter “recursos premium por assinatura”, como integração de um app para outro, segurança e confiabilidade – tudo parte do pacote Office 365, e não dos apps individuais.
Por que isso importa
Todo mundo entende o que diferencia um desktop de um smartphones. Mas à medida que as linhas entre celulares, tablets e phablets ficam mais borradas, as fabricantes de software precisam tomar uma decisão: como é a experiência de software quando as telas em que são exibidos crescem e diminuem? Na Microsoft, essa linha divisória será sobre as dimensões do tablet Surface Pro: 10,1 polegadas. E como a definição de “profissional” não inclui nada abaixo de 10,1 polegadas, significa fim de jogo para um possível tablet Surface Pro de tela pequena.