O pronunciamento oficial da presidente Dilma Rousseff, feito em cadeia nacional de rádio e TV, na noite deste domingo (08), foi motivo de panelaço, gritos de "Fora Dilma" pelas ruas e diversas críticas nas redes sociais.
A presidente começou a falar por volta das 20h40, citando o Dia Internacional da Mulher. Em contraponto, nas redes sociais, ela foi chamada de "vagabunda" e outros xingamentos por diversos internautas. Algumas celebridades também se pronunciaram contra a petista.
"Como fala mentira e merda cala a boca imbecil" e "ela está precisando de um marido", disse o narrador esportivo Silvio Luiz, em seu perfil no Twitter. E complementa com uma pergunta em outra postagem "Será que todo esse panelaço também é culpa de FHC"
A presidente citou a crise econômica internacional, a crise climática e anunciou que vai sancionar, nesta segunda-feira (09) a lei do feminicídio.
Sobre o escândalo de corrupção que envolve a Petrobras, Dilma defendeu as investigações contra os envolvidos. "O Brasil tem aprendido a praticar a justiça social em favor dos mais pobres, como também aplicar duramente a mão da Justiça contra os corruptos", declarou. "É isso, por exemplo, que vem acontecendo na apuração ampla, livre e rigorosa nos episódios lamentáveis contra a Petrobras", afirmou.
"Sanciona o ROUBOMICÍDIO sua mala sem alça!", escreveu o político Romeu Tuma Junior (PTC), filho do ex-senador Romeu Tuma. "Como a crise de 29 acabou e São Pedro lhe contou que a seca é temporária, Dilma podia ter dito que seu desgoverno temporário acaba já já", disse o jornalista José Nêumanne Pinto.
Alguns internautas publicaram vídeos mostrando o panelaço que aconteceu em seus bairros, durante o pronunciamento da presidente. Nas imagens, é possível ouvir o som de buzinas, gritos e casas com as luzes piscando em apoio ao protesto.
Está programada para o próximo domingo (15) um protesto contra a presidente. Os envolvidos prometem sair às ruas para pedir o impeachment de Dilma.
Confira o protesto dos internautas contra a presidente Dilma:
PT diz que panelaço durante discurso de Dilma "fracassou"
O Partido dos Trabalhadores (PT) disse nesta segunda-feira que o panelaço registrado em bairros de algumas cidades do Brasil durante o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff realizado ontem "fracassou em seu objetivo".
As vaias e panelaços foram escutados em bairros de classe média e alta de algumas capitais ao longo do discurso de Dilma, que defendeu as medidas de ajuste fiscal que governo está realizando.
O vice-presidente e coordenador das redes sociais do PT, Alberto Cantalice, afirmou em uma nota divulgada pelo partido que os protestos foram uma "orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta".
O secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias, disse que tem "circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização".
Segundo o PT, o movimento fracassou pois não teria alcançado a repercussão desejada e não atingiu os segmentos populares.
Em sua mensagem à nação, Dilma pediu aos brasileiros compreensão e "paciência" pelas medidas de austeridade que o governo está adotando para equilibrar a economia, conter a inflação e corrigir o déficit recorde nas contas púbicas.
O governante atribuiu as dificuldades que o país atravessa à crise internacional e à seca histórica que afeta o sudeste do país e que encareceu os alimentos e o preço da energia, produzida majoritariamente em hidrelétricas.
O senador e ex-presidenciável Aécio Neves acusou Dilma de "inventar bodes expiatórios" e terceirizar "responsabilidades que são exclusivamente do governo dela", segundo comunicado publicado na noite de domingo.
Vários grupos opositores convocaram manifestações em dezenas de cidades do país para o próximo domingo para pedir o "impeachment" de Dilma.
Os sindicatos e movimentos sociais leais ao governo convocaram passeatas para dois dias antes "em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da Petrobras, da democracia e da reforma política".
Internautas partidários defendem Dilma de "panelaço gourmet"
O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff (PT) na noite deste domingo gerou uma série de protestos e panelaços em vários pontos do Brasil. Moradores, da janela de casa, vaiaram e bateram suas panelas em ato de desaprovação do governo da petista.
O protesto das sacadas, porém, foi batizado nas redes sociais como "panelaço gourmet" e até virou piada no Twitter. No Trending Topics brasileiro, a hashtag #VaiaDilma aparecia em primeiro lugar, acompanhada de outras menções à presidente. Veja como as redes sociais reagiram ao protesto de ontem: