Microsoft anuncia faturamento do quarto trimestre, que tiveram ótimos resultados

 

Informática - 30/07/2003 - 11:31:04

 

Microsoft anuncia faturamento do quarto trimestre, que tiveram ótimos resultados

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Bons resultados se devem à intensa adoção de produtos de servidor; cada segmento de negócios da Microsoft atingiu um crescimento de dois dígitos no ano

Bons resultados se devem à intensa adoção de produtos de servidor; cada segmento de negócios da Microsoft atingiu um crescimento de dois dígitos no ano

A Microsoft Corporation anunciou o faturamento de US$ 8,07 bilhões para o trimestre encerrado em 20 de junho de 2003, com um aumento de 11% sobre o valor de US$ 7,25 bilhões alcançado no ano anterior. O lucro operacional do quarto trimestre foi de US$ 2,19 bilhões, já incluídas as despesas de US$ 796 milhões relativas ao acordo judicial com a AOL Time Warner. Este valor se compara ao lucro operacional de US$ 2,87 bilhões reportados no mesmo período do ano anterior. O lucro líquido do trimestre foi de US$ 1,92 bilhão, incluindo US$ 533 milhões em despesas judiciais, já deduzidos os impostos, e deve ser comparado ao US$ 1,53 bilhão reportado no ano anterior, que incluía perdas de US$ 806 milhões decorrentes de prejuízos com investimentos em ações, já deduzidos o imposto. O lucro diluído por ação para o trimestre encerrado em junho de 2003 foi de US$ 0,18 incluindo despesas de US$ 0,05 por ação, associadas aos acordos legais. O lucro diluído por ação do ano anterior foi de US$ 0,14, incluindo os prejuízos de investimentos em ações, deduzidos os impostos, de US$ 0,07. “No ano fiscal de 2003, cada uma de nossas unidades de negócios reportou um crescimento de dois dígitos. As vendas foram acima do esperado, refletindo uma sólida demanda corporativa e de consumo por nossos produtos,” afirmou John Connors, diretor financeiro (CFO) da Microsoft Corporation. “No próximo ano, seguiremos concentrando nos-sos esforços em oferecer ainda mais valor a nossos clientes, criando novas oportunidades para pequenas e médias empresas, aumentando nossa penetração e melhorando o desempenho em nossos negócios emergentes.” A empresa anunciou também um faturamento de US$ 32,19 bilhões para o ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2003, um crescimento de 13% sobre os US$ 28,37 bilhões reportados no ano passado. O lucro operacional de 2003 foi de US$ 13,22 bilhões, comparados aos US$ 11,91 bilhões do ano fiscal anterior. O lucro líquido para o ano fiscal de 2003 foi de US$ 9,99 bilhões e o lucro diluído por ação foi de US$ 0,92, incluindo as perdas de investimentos de US$ 0,07, já deduzidos os impostos, e as despesas relacionadas a acordos judiciais, de US$ 0,06 por ação, além do benefício fiscal de US$ 0,01 por ação. No ano anterior, o lucro líquido e o lucro diluído por ação foram, respectivamente, US$ 7,83 bilhões e US$ 0,70, incluídos os US$ 0,26 do prejuízo com investimentos, já deduzidos os impostos, e US$ 0,26 referentes a despesas com acordos judiciais, além de um ganho de US$ 0,08 por ação pela venda da divisão Expedia. A plataforma de servidores acusou um crescimento de 17% em comparação ao quarto trimestre do ano passado, motivado por um crescimento de 24% no faturamento do Windows Server e um aumento de 34% no faturamento do Microsoft SQL Server. A empresa anunciou também um forte aumento da demanda pelas versões Enterprise de seus principais produtos de servidor, em decorrência da crescente demanda de clientes por produtos Microsoft na execução de suas operações de missão crítica. No quarto trimestre de 2003, a Microsoft lançou a família de produtos Windows Server 2003, que já aposta em uma sólida adoção por parte dos clientes. Entre as empresas que adquiriram software de servidor da Microsoft neste último trimestre estão a Cendant Corporation, a VeriSign, Inc. e o exército norte-americano. Outro recorde de receita neste semestre foi o do portal MSN, que apontou um crescimento de 25% sobre o mesmo trimestre do ano anterior, graças a um aumento de 48% de sua receita com publicidade. “No ano passado, fizemos grandes avanços tanto em nosso desempenho publicitário como nos esforços de divulgação do MSN. Clientes como Nestlé, Visa e Kraft estão utilizando o portal MSN como seu principal canal de propaganda pela Internet,” declarou Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo do MSN. “No futuro, os negócios do MSN continuarão a concentrar-se na oferta da melhor experiência da Internet para usuários e anunciantes, sem perder de vista o potencial de lucratividade.” Neste quarto trimestre, a linha doméstica de produtos Microsoft também apresentou resultados acima do esperado, com um crescimento de 8% sobre os resultados do ano anterior, com vendas do console Xbox acima do previsto. Desde o lançamento do Xbox, em 2001, a Microsoft já vendeu mais de 9,4 milhões de consoles em todo o mundo. Até o final do próximo ano fiscal a Microsoft pretende atingir entre 14,5 e 16 milhões de video-games vendidos.  Além disso, o Xbox Live também segue apontando resultados extremamente animadores, com mais de 500 mil assinantes em todo o mundo, participando de mais de 1 milhão de partidas online a cada semana.  Até as festas de fim de ano de 2003 a previsão é de haverá mais de 400 títulos de games para o Xbox disponíveis, entre eles o aguardado Halo 2.

Bons resultados se devem à intensa adoção de produtos de servidor; cada segmento de negócios da Microsoft atingiu um crescimento de dois dígitos no ano

Bons resultados se devem à intensa adoção de produtos de servidor; cada segmento de negócios da Microsoft atingiu um crescimento de dois dígitos no ano

Bons resultados se devem à intensa adoção de produtos de servidor; cada segmento de negócios da Microsoft atingiu um crescimento de dois dígitos no ano

Bons resultados se devem à intensa adoção de produtos de servidor; cada segmento de negócios da Microsoft atingiu um crescimento de dois dígitos no ano

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo