Praia Grande implantou um esquema especial de segurança para os feriados de Natal e Réveillon. A Guarda Civil Municipal (GCM) já está trabalhando com escala extra de serviço e a partir do dia 26 de dezembro chegam ao Município mais de 400 policiais militares que integram a Operação Verão 2014/2015.
De acordo com o comandante da GCM, Marco Alves dos Santos, entre as medidas adotadas está a suspensão de férias e licenças-prêmios, permitindo que 100% do efetivo seja aproveitado na escala.
Entre as novidades deste ano no trabalho da GCM, estão dez carros elétricos, que atuarão durante todo o ano, mas durante a temporada especificamente serão usados para o patrulhamento da orla da praia, entre os bairros Forte e Mirim.
Além dos veículos, a orla será patrulhada também por motos, entre os bairros Forte e Mirim, e viaturas entre o Mirim e o Flórida. Dois quadriciclos circularão dentro da praia entre Forte e Aviação. Para completar, uma base móvel será colocada no calçadão do Forte e outra, no Caiçara. “Ações pontuais deverão ocorrer também em dias específicos e locais com maior concentração de pessoas”, explicou o comandante.
Já por parte da Operação Verão, serão 328 policiais militares, 50 policiais rodoviários, e25 policiais civis (delegados, investigadores e escrivães), além de cerca de 100 guarda-vidas temporários, sendo 45 deles contratados pela Administração Municipal.
No total, serão 403 homens a mais reforçando o policiamento de Praia Grande. O número é maior do que o do ano passado, quando vieram para a Cidade 293 homens, indo ao encontro das reivindicações do prefeito Alberto Mourão por mais policiais na Cidade e consequente, aumento da sensação de segurança.
A Operação Verão é implantada na Cidade graças à parceria firmada entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, buscando oferecer mais tranquilidade a moradores e turistas. Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, trata-se de importante reforço a ações que já são realizadas pela Administração ao longo do ano na Cidade. “Entretanto, a temporada de Verão necessita de uma atenção maior tendo em vista o grande número de pessoas que a Cidade recebe. E é preciso lembrar que muitas dessas ações são implantadas permanentemente como os carros elétricos e as forças tarefa realizadas com as polícias Militar e Civil”.
Ele lembrou também que o Município ainda dá apoio a esse trabalho viabilizando a hospedagem e alimentação dos policiais.