"Acima da Lei": ilustrador quer processar o PT pelo uso indevido de desenho de Dilma

 

Politica - 09/11/2014 - 07:22:51

 

"Acima da Lei": ilustrador quer processar o PT pelo uso indevido de desenho de Dilma

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

"Quando vi, no final do primeiro turno, já estava rolando", disse o ilustrador

"Quando vi, no final do primeiro turno, já estava rolando", disse o ilustrador

O ilustrador Sattu Rodrigues, responsável pela criação do desenho estilizado de Dilma Rousseff (PT), feito sobre uma foto de 1970, e usado ativamente pela sua campanha à Presidência neste ano, afirmou que nunca permitiu que a imagem fosse utilizada para tais fins e quer que o partido pague indenização por direitos autorais.

Segundo a publicação, o autor da imagem diz que nunca foi procurado por nenhum integrante da campanha do PT para que desse autorização do uso do desenho. "Ninguém nunca me procurou. Fiquei surpreso. Quando vi, no final do primeiro turno, já estava rolando", disse à Folha.

O ilustrador explica que fez a ilustração em 2010, a pedido da revista Época, para uma de suas publicações (veja a imagem da ilustração mais abaixo). A edição de Época que trouxe a ilustração no miolo, é a reproduzida abaixo. 

Capa de Época de 2010

Ilustração - Dilma - Sattu

Quatro anos depois, a imagem foi amplamente usada pela campanha de Dilma, na televisão, em banners, em folhetos, na internet, em comícios e em diversos materiais de divulgação. 

O advogado de Sattu, André Marsiglia diz que "houve uso indevido da obra, de forma comercial e também com implicações ideológicas". "Houve violação autoral e buscaremos uma forma para que Sattu se sinta protegido e ressarcido", explica.

Embora o contato com a campanha não tenha sido feito por meio do advogado, a Folha de S.Paulo, após a entrevista com o ilustrador, procurou a campanha da petista. Eles confirmaram que nunca entraram em contato com Sattu e afirmaram que o caso foi encaminhado para a análise de seu setor jurídico.

O desenho é do ilustrador Sattu e reproduz um estilo que tornou-se notório através do trabalho do artista gráfico e ex-grafiteiro norte-americano Shepard Fairey, o mesmo que fez o desenho da campanha de Obama. A obra de Andy Warhol e cartazes comunistas da extinta União Soviética servem de referência para seu trabalho.

Apesar de ter sido encomendado para um uso editorial contrário à Dilma –o ilustrador não tem culpa disso, ele só fez seu trabalho–, o resultado estético da ilustra de Sattu foi tão interessante que agradou aos simpatizantes da candidata em 2010. E, no dia seguinte da publicação, centenas deles estavam trocando seus avatares do Twitter pelo desenho da Dilma estilizada. O desenho também ilustrou perfis no Orkut, Facebook e outras redes sociais. Banners e cartazes virtuais também foram ilustrados com ele.

Ilustração original de SattuIlustração - Dilma - Sattu

Até uma animação disponibilizada no Youtube, em 2010, explora a identidade visual usada por Época. Veja no final da matéria.

A presidente reeleita começou da pior forma possível. Em desrespeito à legislação, utilizou em sua campanha material de terceiro sem autorização infringindo a lei de direitos autorais



Ilustração foi utilizada em camisetas e em diversos materiais de campanha de Dilma

Ilustração foi utilizada em camisetas e em diversos materiais de campanha de Dilma

Links
Vídeo