O Programa Juventude Cidadã da Prefeitura de São Bernardo promove o 2º Encontro de Grafite, dia 26 de julho, no Centro da Juventude, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Av. Redenção, 271, Centro), das 10 h às 17h. A entrada é franca. Mais de 30 grafiteiros manifestarão expressões, em estilos diferenciados, em um muro de aproximadamente 100 metros de extensão. Além dos alunos da oficina de grafite do Juventude Cidadã, entre os participantes estão: Deninja (Belo Horizonte), Dois (Santo André), Fabi-MRP e Truff (São Bernardo) e Binho (São Paulo). O coordenador do Programa Juventude Cidadã, José Luiz do Prado, lembrou que o grafite não deve ser confundido com pichação. “É uma manifestação artística que surgiu com o movimento Hip Hop - nascido em bairros do subúrbio nos Estados Unidos - na década de 1960. No Brasil, o grafite apareceu a partir de 1985, com a influência norte-americana, mas sua difusão só ocorreu nove anos mais tarde, com o surgimento de revistas e cursos”. Ele lembrou ainda que o grafite foi, por muito tempo, visto como uma ação marginal. “Atualmente, o grafite vem se difundindo como uma forma de expressão artística e conquistando, cada vez mais, espaço na cultura nacional”.
O monitor do curso de grafite, Truff, idealizador do evento, disse que está incentivando os alunos a trazer toda a família para o encontro. “É uma forma de desmistificar e divulgar a cultura na cidade”.
As inscrições para a próxima oficina de grafite serão realizadas nos dias 30 e 31 de julho. Mais informações pelo telefone 4332-9111, ramal 285. Na ocasião serão realizadas inscrições para mais 35 oficinas culturais e esportivas.
|