Depois de perder em Santa Catarina por 2 a 1, o São Paulo precisava derrotar o Criciúma e tomar cuidado para não levar gols em casa. Missão cumprida. Na noite desta quinta, no Morumbi, a equipe tricolor venceu por 2 a 0 com direito a gol de Kaká e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
De quebra, o São Paulo encerra um retrospecto recente ruim contra catarinenses. No Campeonato Brasileiro, a equipe tricolor perdeu por 1 a 0 no Morumbi para a Chapecoense e empatou por 1 a 1 com o Criciúma. Além disso, ficou no 1 a 1 com o Figueirense em Florianópolis.
O adversário na próxima fase ainda não foi definido. O chileno Huachipato e o equatoriano Universidad de Quito iniciam seu duelo pela vaga nas oitavas de final na próxima semana, em solo chileno, e decidem a classificação no dia 25 de setembro.
O São Paulo teve um primeiro tempo bastante positivo em que contou também com uma boa dose de sorte. Aos 32min, Osvaldo bateu escanteio e, depois de confusão na área, a bola desviou em Ronaldo Alves e entrou na meta do Criciúma. O gol contra já garantia a classificação do time tricolor, mas houve tempo para mais.
Desde que voltou ao São Paulo, Kaká já tinha apresentado boas atuações, mas só havia feito gol em sua estreia, a derrota para o Goiás por 2 a 1. O meia tratou de encerrar o jejum aos 39min, quando recebeu passe de Ganso, tocou na saída do goleiro Galatto e viu a bola bater em sua perna e ir em direção ao gol após defesa parcial do arqueiro da equipe catarinense.
Depois do intervalo, as duas equipes passaram a desperdiçar importantes oportunidades. Aos 4min, Cléber Santana arriscou e a bola parou no zagueiro Edson Silva. Três minutos depois, Paulo Miranda tabelou com Alan Kardec e bateu para a boa defesa de Galatto. Na sequência do jogo, o time da casa criou as melhores chances, mas sem vazar a defesa catarinense.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 0 CRICIÚMA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 4 de setembro de 2014 (quinta-feira)
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques
Assistentes: Márcio Santiago (BRA) e Fábio Pereira (BRA)
Público: 10.140 pessoas (total)
Renda: R$ 243.560,00
Gols
SÃO PAULO: Edson Silva, aos 32, e Kaká, aos 40 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Michel Bastos; Souza, Denilson, Ganso e Kaká (Boschilia); Osvaldo (Reinaldo) e Alan Kardec - Técnico: Muricy Ramalho
CRICIÚMA: Galatto; Luis Felipe; Alcides, Ronaldo Alves e Giovanni (Ronaldo Mendes); Serginho, João Vitor, Cléber Santana e Wellington Bruno (Souza); Silvinho e Lucca (Rafael Costa) - Técnico: Wilson Vaterkemper (interino)