"Planeta dos Macacos: O Confronto" tem mais adrenalina

 

Lazer - 27/07/2014 - 13:11:23

 

"Planeta dos Macacos: O Confronto" tem mais adrenalina

 

Neusa Barbosa, do Cineweb com Reuters

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Um dia, enquanto um grupo de macacos vai à caça, encontram um humano. Ele vem com uma pequena expedição que busca fazer funcionar novamente a usina de energia ali próxima. O encontro não termina bem, já que o homem atemorizado atirou num dos macacos

Um dia, enquanto um grupo de macacos vai à caça, encontram um humano. Ele vem com uma pequena expedição que busca fazer funcionar novamente a usina de energia ali próxima. O encontro não termina bem, já que o homem atemorizado atirou num dos macacos

Três anos depois do relançamento da franquia, com "Planeta dos Macacos: a Origem" (2011), e com um novo diretor, Matt Reeves, retoma-se a aventura que tem macacos inteligentes e falantes no seu centro.

Na verdade, César (Andy Serkis), o líder dos macacos que emergiu no filme de 2011, é o personagem mais rico, interessante e complexo da história, deixando muito atrás seus concorrentes humanos. Fugindo do laboratório em que era submetido a experiências, ele comandou uma fuga de macacos, com uma famosa batalha no alto da ponte Golden Gate, em San Francisco, no último filme. De lá, o grupo de símios ocupou os bosques nas proximidades.

Enquanto a humanidade era dizimada por um vírus letal, a comunidade de macacos prosperou. Agora eles são muitos, vivendo pacificamente nas montanhas perto de uma San Francisco que parece vazia, totalmente devastada.

Um dia, enquanto um grupo de macacos vai à caça, encontram um humano. Ele vem com uma pequena expedição que busca fazer funcionar novamente a usina de energia ali próxima. O encontro não termina bem, já que o homem atemorizado atirou num dos macacos. Só não termina em morte porque César intervém bem a tempo, expulsando os homens.



Os humanos, no entanto, por mais que temam os macacos, não têm opção senão tentar voltar ali. Afinal, a pequena comunidade de sobreviventes que se agrupou em torno de uma torre precisa desesperadamente de energia, também para comunicar-se com o restante do mundo, para saber se restaram outros humanos em outros locais.

Malcolm (Jason Clarke) se voluntaria a este novo contato com os macacos, contra a vontade de Dreyfuss (Gary Oldman), que é a favor de uma expedição de guerra. É então que o filme forma seu núcleo mais interessante, baseado na possibilidade de negociação e convivência entre espécies diferentes e de interesses conflitantes.

A intenção de César de permitir o acesso dos humanos à represa e mesmo de colaborar com um pequeno grupo deles – ainda que mantendo os demais fora de seu território – cria uma divisão dentro da comunidade símia. Koba (Toby Kebbell) vai contestar a autoridade de César, criando uma alternativa mais guerreira.

O roteiro, assinado por Mark Bomback, Rick Jaffa e Amanda Silver, sustenta bem uma trama escudada em lealdade, ética, traição, ambição e confiança, numa produção que, sem dúvida, tem necessariamente que ser muito bem escorada na parte visual e sonora – seja na impressionante tecnologia de motion capture que permite total credibilidade aos macacos digitais, assim como às empolgantes sequências de batalhas.

A guerra que se anuncia, mais uma vez, entre humanos e macacos neste capítulo certamente fica irresolvida para o terceiro filme, previsto para 2016, novamente com Reeves no comando.


Sinopse

A continuação de Planeta dos Macacos - A Origem (2011) se passa dez anos após a conquista da liberdade de César (Andy Serkis). Ele e os demais macacos vivem em paz na floresta próxima a San Francisco, onde desenvolveram uma comunidade própria, baseada no apoio mútuo. Enquanto isso, os humanos enfrentam uma das maiores epidemias de todos os tempos, causada por um vírus criado em laboratório, chamado vírus símio. Quando um grupo de sobreviventes encontra os macacos cabe  Malcolm (Jason Clarke) e César negoaciarem uma trégua que pode não durar.


Ficha Técnica

  • Gênero: Ação
  • Direção: Matt Reeves
  • Roteiro: Amanda Silver, Mark Bomback, Rick Jaffa, Scott Z. Burns
  • Elenco: Alaine Huntington, Andy Serkis, Angela Kerecz, Christopher Berry, Enrique Murciano, Gary Oldman, J.D. Evermore, Jason Clarke, John L. Armijo, Judy Greer, Karin Konoval, Keir O'Donnell, Keri Russell, Kevin Rankin, Kirk Acevedo, Kodi Smit-McPhee, Larramie Doc Shaw, Lee Ross, Lombardo Boyar, Lucky Johnson, Steven Wiig, Terry Notary, Toby Kebbell
  • Produção: Amanda Silver, Dylan Clark, Peter Chernin, Rick Jaffa

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb



Links
Vídeo