Peugeot 3008 tem novo visual e valoriza espaço, mas peca em detalhes

 

Autos - 25/05/2014 - 09:13:36

 

Peugeot 3008 tem novo visual e valoriza espaço, mas peca em detalhes

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Novo Peugeot 3008

Novo Peugeot 3008

A Peugeot lançou nesta semana no Brasil o novo 3008, modelo que é vendido na Europa há cinco meses e que chega ao País em versão única (Griffe) por R$ 99.990. O veículo recebeu alguma inovações de design com relação a versão anterior, mas mantém o conforto e o espaço, destaca pelo imenso teto panorâmico.

O modelo novo do 308 foi testado entre as cidades de Guarulhos e Itatiba, no interior de São Paulo. Equipado com motor 1-6 16V Turbo THP, o carro desenvolve 165 cavalos de potência. O propulsor responde bem à aceleração do condutor e facilita nas ultrapassagens, mesmo em subidas, além de boas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos.

A transmissão automática é de seis velocidades e permite que o condutor troque de marcha com um toque no câmbio – a falta de borboletas no volante tira um pouco a esportividade do carro. A direção elétrico-hidráulica é firme e proporciona uma dirigibilidade agradável. Por dentro, o novo isolamento acústico colocado pela Peugeot no 3008 faz com que motorista e passageiros pouco escutem o barulho do motor, proporcionando uma viagem bem tranquila.

Por falar em interior, o carro é espaçoso, permitindo que um adulto de 1,80 metro fique sentado tranquilamente no banco traseiro, sem encostar o joelho no assento do motorista. O banco esportivo do condutor proporciona uma sensação de “cockpit de avião”, já que o painel, de bom acabamento, é formado por mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.

A tecnologia está presente no painel, onde a tela de 7 polegadas colorida dá todas as informações necessárias ao motorista. Além disso, o carro possui o Head Up Display,uma pequena tela transparente que sobe a frente do motorista e o informa com relação à velocidade e controle de cruzeiro, sem que o motorista necessite tirar o olho da estrada.



O largo console separa os bancos da frente e pode ser utilizado como apoio central de braço. Nele, o condutor encontra as funções de climatização do veículo, sistema de áudio e o freio de estacionamento elétrico – uma espécie de freio de mão que é acionado apenas com o toque de um dedo e libera o veículo após o motorista pisar no acelerador.

O porta-malas é espaçoso é permite que uma família viagem tranquilamente com suas malas. O bagageiro pode ser facilmente dividido, graças a um “piso” que pode ser modulado em três níveis. Além da porta normal, o 3008 recebeu uma abertura inferior adicional no bagageiro que consegue carregar até 200 quilos, aumentando o espaço para carregar bagagens. O porta-malas tem capacidade para carregar 512 litros, podendo aumentar para 1.604 litros com os bancos traseiros rebaixados.

Na parte externa, o carro recebeu novo visual, com a frente toda redesenhada. A grade e o farol de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da marca, são delineados por peças cromadas que parecem emergir da carroceria, ressaltando a robustez do modelo. Dois filetes prateados na entrada de ar reforçam a presença natural do veículo.

Os faróis também são cercados por uma área cromada e possuem luzes diurnas de LED. A lanterna traseira, também com luzes de LED, é marcada por uma espécie de “garra” que dão um efeito de profundidade. O carro ainda apresenta rodas diamantadas de 17 polegadas.

Com relação à segurança o carro conta com seis airbags, sistema de assistência de arranque em rampa – que deixa o carro parado por dois segundos em ladeiras. EM termos de estrutura, o veículo foi programado para dissipar a energia de uma colisão de forma programada, recebendo uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal.

Entre os itens de série do modelo destacam-se o piloto automático com controle de velocidade, ar-condicionado bi-zone, com saída para passageiros do banco traseiro, direção elétrico-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade, bancos esportivos, vidros elétricos one touch, ajuste elétrico dos retrovisores.

Além disso, o teto panorâmico de 1,60 metro quadrado também é de série e dá sensação de mais espaço dentro do veículo. De acordo com a marca, ele é produzido com um material três vezes mais resistente que o da carroceria. Com o teto panorâmico a superfície envidraçada do veículo tem um total de 5,34 metros quadrados.

O novo 3008 reforça a vocação aventureira do crossover e alia conforto, espaço e tecnologia. O modelo é robusto e versátil, proporcionando facilidade para o motorista dirigir o veículo em rodovias ou terrenos acidentados. O carro tem como concorrentes Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V, Toyota Rav 4, Mitsubishi ASX e Fiat Freemont.

Pecados no Projeto

Para um carro nessa faixa de preço, alguns itens que estão presentes na concorrência e não afetariam tanto o custo final não estão presentes.

Exemplo disso é o sensor de ré, útil nas manobras e presente, hoje, até em carros de faixas inferiores. Na mesma categoria, os concorrentes ofertam até o sistema de manobra "automática".

Outro item também desejado pelos consumidores que adquirem veículos dessa categoria é o acessório com câmbio "borboleta" na coluna de direção.

Mesmo com o novo câmbio, o consumo deixou a desejar. Com o novo sistema CVT deveria haver um consumo menor, mas não é o que acontece.



Links

...Continue Lendo...

Vídeo