Governo do Estado publica novamente edital e confirma Metrô ABC

 

ABCD - 21/05/2014 - 16:10:51

 

Governo do Estado publica novamente edital e confirma Metrô ABC

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de julho, às 14hs, no mesmo local indicado no edital

A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de julho, às 14hs, no mesmo local indicado no edital

Após adequações, a Secretária de Transportes Metropolitanos republicou o edital nesta segunda-feira (19) e já marcou a data da sessão pública para recebimento das propostas de empresas interessadas em operar a Linha 18-bronze do Metrô. A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de julho, às 14hs, no mesmo local indicado no edital.

De acordo com o governo, a republicação foi devido a mudanças nas condições do Plano de Nacionalização Progressiva do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que poderiam “afetar a formulação de propostas comerciais dos interessados em participar do certame, trazendo maior competitividade à licitação”. O novo edital conta com as novas regras sobre nacionalização divulgadas no dia 7 de maio pelo BNDES. Segundo o Metrô, tais alterações darão “maior competitividade ao certame”.

O deputado Orlando Morando, relator do projeto de financiamento do Metrô ABC, considera oportuna essa medida, aumentando a competitividade e a transparência para contratação das obras da Linha 18 – Bronze e, principalmente, pelos prazos definidos para abertura de proposta.



Esta licitação será feita por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), ou seja, uma empresa privada vai construir e operar a linha 18-bronze, que terá 15,7 km de extensão ligando os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo, com 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

A linha correrá por meio de um monotrilho e demandará investimento será de R$ 4,2 bilhões, porem parte deste valor será bancado pelo governo do estado e federal.



Links
Vídeo