Praia Grande, por solicitação do Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha de Vacinação contra a gripe até o dia 16 de maio. A Cidade imunizou 51% do público alvo, equivalente a 31.050 doses aplicadas.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do grupo prioritário: idosos (a partir de 60 anos), gestantes, mulheres em período pós-parto (com até 45 dias). Também serão vacinadas crianças com idade entre seis meses e quatro anos, onze meses e vinte e nove dias, assim como profissionais da área de saúde. Pessoas portadoras de doenças crônicas, também podem comparecer aos postos de vacinação e receber a dose gratuitamente.
Em Praia Grande, de acordo com dados da Sesap, mais de 60 mil pessoas fazem parte dos grupos que deverão ser vacinados. A vacina está disponível nas 21 Unidades de Saúde do Município, das 9 h às 16h30.
Idosos internados em instituições públicas e particulares do Município receberão a visita de agentes volantes para vacinação. Pacientes acamados que se enquadrem no público alvo da campanha devem agendar visita de um agente de saúde que aplicará a vacina na Usafa (Unidade de Saúde da Família) mais próxima de sua residência.
Problemas
O maior problema talvez seja o atendimento inicial. No Usafa do Quietude, por exemplo, a organização na recepção para chamada e o tempo de espera é um absurdo chegando a mais de uma hora.