Que os digam os dermatologistas, que costumam encontrar anualmente uma verdadeira avalanche de queixas sobre ressacamento e escamação no prontuário de queixas da estação. E eles confirmam: não tem jeito. Com a chegada do frio, o negócio é redobrar os cuidados com a pele para se proteger dos efeitos do tempo seco e antecipar a primavera.
O ressecamento costuma ser o problema principal da pele no inverno. Isso porque o frio faz com que as glândulas sudoríparas adormeçam, desequilibrando a oleosidade. “Nos meses de calor, a função dessas glândulas é resfriar nossa pele pela transpiração. No inverno, porém, elas não trabalham e a ausência de suor provoca a desidratação da camada superficial da pele”, explica Teresa Soutelo, dermatologista do Centro Médico Energia Vital. E, para piorar um pouco mais a situação, quem é que é macha o suficiente para encarar um chuveiro frio, por exemplo, na já custosa hora de acordar? “O banho quente remove ainda mais o manto liposo que existe sobre a pele. É o mesmo processo de quando se lava a louça com água quente. Toda a gordura se desprende mais facil-mente”, comenta o dermatologista Ronaldo Lerer. A dermatologista Izilda Perez Penteado acrescenta ainda que banhos em altas temperaturas ajudam a coagular as células colágenas, causando flacidez, além de deixar a pele sem proteção, facilitando o surgimento de infecções e alergias. “A pele seca causa coceira. Se a pessoa ficar se coçando, pode provocar feridas que originam infecções”, alerta.
O uso do sabonete, por incrível que pareça, também deve ser moderado. “Ele age como um detergente que remove toda a lubrificação natural da pele. Mesmo no verão, não é recomendável se ensaboar demais”, ensina o Dr. Ronaldo. Mas será, então, que o negócio é tomar banho frio e sem sabonete? “Não. Desde que seja morno, pode-se ficar o tempo que quiser debaixo da água. Quanto ao sabonete, o melhor é dar preferência aos com ph neutro ou glicerinados. Também é muito bom usar uma esponja e uma bucha sob os pés e nas axilas porque são áreas que tendem a ficar mais ressecadas do que o resto do corpo. E, depois do banho, é de extrema importância usar um hidratante, um para o corpo e outro para o rosto”, revela Dr. Ronaldo.
E também não é pelo fato de estarmos no inverno que o filtro solar pode ficar esquecido junto com a bolsa de praia. A intensidade dos raios nessa época do ano é igual à do verão, a diferença está apenas na temperatura. “Um produto com fator 15 é suficiente para as pessoas de pele clara. Para as de pele mais escura, um fator oito está bom, porque a melanina, em maior quantidade nessas pessoas, já é uma proteção natural da pele”, recomenda Teresa. É verdade que o inverno pode ser um verdadeiro inimigo da sua pele, mas com atenção e cuidado, ele passa tranqüilo. E, de preferência, sem deixar marcas.
|