Sport é o único campeão brasileiro de 1987 por decisão do STJ

 

Esporte - 08/04/2014 - 21:22:54

 

Sport é o único campeão brasileiro de 1987 por decisão do STJ

 

Da Redação com Lancepress

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Sport é o único campeão brasileiro de 1987, segundo STJ - CBF está proibida de declarar Flamengo campeão

Sport é o único campeão brasileiro de 1987, segundo STJ - CBF está proibida de declarar Flamengo campeão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu julgamento, na tarde desta terça-feira, declarando o Sport o único campeão brasileiro de 1987. A votação frustrou o pedido do Flamengo, que também queria o reconhecimento da conquista da competição daquele ano. O placar da votação dos ministros foi favorável ao time pernambucano em 4 a 1.

A decisão do STJ foi adiada, pois não houve então unanimidade entre os ministros presentes na primeira sessão. No segundo dia da avaliação do processo, o ministro Sidnei Beneti divergiu da posição da relatora, ministra Nancy Andrighi - o ministro João Otavio de Noronha também divergiu da relatora, que havia dado voto para o Flamengo na primeira sessão. O julgamento foi concluído nesta terça-feira, com os votos dos ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva, também favoráveis ao Sport. 

O parecer do STJ impede a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de declarar o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 ao lado do clube pernambucano. A decisão de dar o título para o Sport também influi diretamente no julgamento da Taça das Bolinhas, troféu disputado por São Paulo e Flamengo.

Entenda a polêmica

O Sport disputa na Justiça o direito de ser declarado o único campeão brasileiro de 1987, a chamada "Copa União". Na época, Flamengo e Internacional, campeão e vice do módulo verde, se recusaram a enfrentar em quadrangular final Sport e Guarani, campeão e vice do módulo amarelo.

Os vencedores do módulo amarelo, então, fizeram a final, que terminou em decisão nos pênaltis com empate por 11 a 11 - Sport e Guarani haviam decidido interromper a disputa e dividir o título.

Em 1988, o clube pernambucano instaurou um processo no qual requisitava o título - a ação foi julgada procedente em 1994. Em 2011, contudo, a CBF emitiu resolução na qual disse considerar o Flamengo também campeão de 1987, o que causou revolta e reacendeu a polêmcia.



Links
Vídeo