O prefeito de São Bernardo, William Dib, aprovou na segunda-feira, 14 de julho, o estabelecimento de uma parceria com ambientalistas do SOS Billings visando a instituição do Projeto Escola Sede em uma área pertencente à EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia) conhecida como raia Lauro Gomes, às margens da represa. A proposta foi apresentada ao prefeito por representantes da entidade no Paço Municipal.
“O programa visa ao desenvolvimento de uma política de educação ambiental na Billings, o monitoramento da qualidade da água e estudos ambientais, que contarão com a participação da comunidade e estudantes universitários da região”, explica o vice-presidente do SOS Billings, Alexandre Damasio Coelho. “No local já existem algumas salas e duas piscinas destinadas à criação de peixes. Conversamos com a direção da EMAE e obtivemos o aval para usar o espaço por quatro anos. Só precisamos da permissão da Prefeitura para usar a represa em nossos estudos”.
O prefeito se dispôs a ajudar o grupo no que for necessário. “Em nosso modelo de gestão, fazemos tudo o que é possível através de parcerias. Isso não poderia deixar de ocorrer em relação ao meio ambiente. A população de São Bernardo tem consciência da importância da preservação ambiental. A vinda de vocês nos envaidece e contribui para o desenvolvimento de programas de recuperação das áreas de manancial”.
O secretário de Habitação e Meio Ambiente, Osmar Mendonça, também participou do encontro. “A área de 72 km² da represa fica dentro de São Bernardo. Os danos ao meio ambiente são causados pela sociedade como um todo. Recuperar as áreas degradadas também tem de ser um dever de todos e a parceria é o melhor caminho”, avalia.
De acordo com Alexandre Damasio, o SOS Billings foi criado em 1985 e desde 2000 a entidade está registrada como ONG (Organização Não-Governamental) no Ministério da Justiça.
|