Da Redação com agências
O prefeito de São Bernardo, William Dib, se reuniu na tarde de segunda-feira, 14 de julho, com lideranças do bairro Royal Park para discutir reivindicações dos moradores, entre as quais a instalação de rede de esgoto, guias, sarjetas e a pavimentação da Estrada Marcopolo. O grupo esteve no Paço Municipal acompanhado do presidente da Câmara, vereador Laurentino Hilário.
Em resposta aos representantes do bairro, Dr. Dib disse que pretende estar no bairro, na semana de 20 de agosto, para anunciar o início das obras. “Antes, porém, precisamos conversar com a promotora do Meio Ambiente (Rosângela Staurenghi), porque o bairro está situado em área de proteção aos mananciais. Não podemos iniciar a obra sem o aval dela”, disse o prefeito, lembrando que acordo firmado com o Ministério Público estabelece que nenhuma obra pode ser iniciada em área de manancial sem a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
O TAC define quais as atribuições e responsabilidades tanto da Administração como das comunidades que habitam áreas de proteção. “Para fazer a Estação de Tratamento de Esgoto e o asfalto ecológico no Pinheirinho os moradores tiveram que assinar o TAC. E o processo não é tão rápido assim. No Pinheirinho começamos em 1999 e só no início deste ano conseguimos entregar as obras. O Ministério Público acompanha tudo. Vocês precisam ter paciência”, destacou o prefeito.
O trecho da Estrada Marcopolo a ser asfaltado tem cerca de 2,5 quilômetros. A via começa no bairro de mesmo nome e termina às margens da Rodovia dos Imigrantes.
De acordo com o líder comunitário Francisco Damasceno, para compensar os danos causados ao meio ambiente pelo loteamento que resultou na formação do Royal Park, os ex-proprietários da gleba tiveram que doar aos moradores um terreno com 6 mil m². “A área é destinada à proteção ambiental, não pode ser tocada por ninguém. Os moradores terão de preservá-la”, disse.
|