Diversas linhas do metrô paulista estão apresentando problemas na manhã desta quarta-feira. O caso mais grave acontece com os trens da Linha 9 - Esmeralda, que não estão circulando por queda no sistema de energia desde as 7h30, conforme a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os passageiros estão tendo que enfrentar longas filas para pegar ônibus a fim de retornar para suas casas ou seguir em direção ao trabalho.
Na estação Morumbi, bilhetes de ônibus estão sendo distribuídos para os passageiros. A estação Pinheiros teve de ser evacuada. A SPTrans (responsável pelo transporte coletivo na cidade de São Paulo) acionou por volta das 7h40 o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para atender entre as estações Hebraica/Rebouças e Villa Lobos/Jaguaré da Linha 9.
Além da falta de energia interromper a circulação de trens da Linha 9, as fortes chuvas que atingiram a capital paulista ainda provocam reflexos no sistema de transporte pública. Os trens da Linha 3 – Vermelha, do Metrô, circulam com velocidade reduzida entre as estações Corinthians-Itaquera e Sé por conta das chuvas.
A Linha 5 – Lilás é outra que opera com velocidade reduzida, mas devido a restrições operacionais na CPTM. Como consequência da falha na linha 9, a companhia tomou essa decisão com o objetivo de tentar reduzir o fluxo de passageiros.