Um problema técnico originado em uma subestação da empresa de transmissão de energia Furnas interrompeu o fornecimento de energia elétrica na tarde desta sexta-feira para aproximadamente 500 mil clientes atendidos pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), em parte das cidades de Campinas, Hortolândia, Morungaba, Indaiatuba, Valinhos, Itatiba e Sumaré. A maioria das unidades atingidas teve o serviço restabelecido em média de 5 a 15 minutos.
A região da Baixada Santista, onde diversas cidades são atendidas pela CPFL, não foi atingida.
Em Campinas, foram três interrupções de energia elétrica entre as 15h30 e as 16h. Mesmo sendo pequena, a falta de energia por alguns momentos provocou o desligamento de semáforos e confusão no trânsito. Fiscais foram acionados para ordenar o fluxo do trafego.
Os alarmes de casas e estabelecimentos comerciais foram acionados assim que houve o retorno da luz e interrupção em seguida. As portas giratórias de agências bancárias foram travadas e os clientes tiveram que sair e entrar por outros acessos. Após o restabelecimento, comentários em redes sociais davam conta de que o apagão atingiu praticamente toda a cidade.
Em nota, a Furnas informou que às 14h49min “houve o desligamento do setor de 345 kV da Subestação de Campinas, provocando interrupção do suprimento à CPFL. O desligamento acidental ocorreu durante conclusão dos serviços de modernização dos painéis de proteção da linha de transmissão 345 kV Campinas-Guarulhos. Não houve danos a equipamentos. O suprimento à CPFL começou a ser restabelecido às 15h09min”.