A Adidas preparou uma linha de camisetas comemorativas para a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil. Duas delas, entretanto, provocaram muita polêmica no País por conta de seu teor sexista. Nesta terça-feira, a fabricante alemã de material esportivo avisou que não irá mais vender as peças.
As camisas estavam disponíveis no site da Adidas e enfureceram a Embratur por sugerir turismo sexual (leia abaixo). As peças são vendidas pela internet e carregam mensagens como "Lookin' to score" - algo como "querendo gols", expressão também usada com sentido sexual - e "I love Brazil", em que a palavra "love" é representada por um coração que se parece com nádegas em um biquíni.
"A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos", afirmou a fabricante por meio de nota oficial.
Camisas da Copa com sentido sexual revoltam Embratur
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, uma série de camisetas comercializadas no site americano da Adidas revoltou a Embratur, empresa responsável pelo turismo no Brasil, por trazer conteúdo de duplo sentido que faz alusão ao turismo sexual no País. As peças são vendidas pela internet e carregam mensagens como "Lookin' to score" - algo como "querendo gols", expressão também usada com sentido sexual - e "I love Brazil", em que a palavra "love" é representada por um coração que se parece com nádegas em um biquíni.
De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, a empresa solicitará à Adidas a retirada das camisetas do mercado. Para Dino, as peças de roupa vão contra a imagem que o Brasil quer passar durante a Copa do Mundo, contra o turismo sexual, e contribui para fortalecer os discursos críticos ao Mundial de 2014. A Adidas não se pronunciou sobre o caso.