Para reduzir a fila de espera por endoscopias e colonoscopias, exames que antes eram realizados apenas pelas unidades de saúde mantidas pelo governo estadual, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo decidiu também assumir esse serviço, que passa a ser feito regularmente no Hospital Anchieta. Como o oferecimento de vagas pelas unidades de referência regional é muito inferior à demanda, muitos pacientes aguardavam meses para realizar esses exames.
Centenas de pessoas já foram beneficiadas com a estruturação do serviço no Hospital Anchieta. Para a realização dos exames, foram alugados dois aparelhos para as endoscopias e outros dois para as colonoscopias. Houve ainda necessidade de remanejar as equipes de saúde do Hospital e Pronto-Socorro Central, adequar horários do centro cirúrgico, promover adequações em uma das salas do hospital e criar uma área de desinfecção de material.
As primeiras colonoscopias começaram a ser feitas em 16 de dezembro do ano passado. Os pacientes que aguardavam pelo exame foram chamados ao Hospital Anchieta para nova reavaliação médica, priorizando-se os casos mais graves. Até 14 de fevereiro já haviam sido examinados 107 pacientes. A equipe de colonoscopia é formada por 11 médicos, que atuam em regime de revezamento, além de um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, no período da tarde, com capacidade para atender cerca de cinco pacientes por dia. Os pacientes mais idosos precisam permanecer internados por um dia para a preparação para o exame e os demais podem fazer essa preparação em casa.
Já as endoscopias digestivas altas começaram na primeira semana de janeiro, com uma equipe formada por quatro médicos, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. Os exames são realizados de segunda a quinta-feira, pela manhã, com capacidade para atendimento de 10 pacientes por dia. Até 14 de fevereiro, 160 pacientes já haviam passado pelos exames.