Após seis jogos, o Corinthians voltou a dar motivos para o torcedor sorrir. Na noite desta quarta-feira, em São José do Rio Preto, a equipe alvinegra contou com golaços de Romarinho e Jadson para vencer de virada o Oeste por 2 a 1, pela nona rodada do Campeonato Paulista, e findar o jejum sem vitória - quatro derrotas consecutivas e dois empates.
A vitória corintiana veio com grande dificuldade no lotado Estádio Teixeirão. O clube do interior paulista saiu na frente e, como era rival direto do clube alvinegro contra o rebaixamento, deixou o time de Mano Menezes entre os quatro últimos por demorados minutos. A vitória, consolidada com grande atuação de Jadson, deu finalmente alívio ao time do Parque São Jorge.
Com 11 pontos, o Corinthians segue lanterna do Grupo B, empatado em pontos com o XV de Piracicaba - a equipe alvinegra está quatro pontos atrás do Ituano, segundo colocado e que se classificaria para a próxima fase hoje. Já o Oeste, com cinco pontos, continua na rabeira do Paulista e é o lanterna do Grupo D.
Ambas as equipes voltam a campo pelo Estadual já neste fim de semana. No sábado, o Oeste visita o Audax em Osasco, às 15h (de Brasília), Os comandados de Mano Menezes jogam no mesmo dia, só que mais tarde, às 21h: recebem o Rio Claro no Pacaembu.
A partida começou da pior maneira que poderia para o Corinthians. Logo aos 2min, o criticado zagueiro Felipe voltou a falhar e, após um bate-rebate, a bola sobrou nos pés de Lelê, que só empurrou para o gol de Cássio. O gol no início devolveu o nervosismo das últimas partidas à equipe alvinegra, que passou a errar lances fáceis. O time de Mano só conseguiria se recuperar com lances individuais de rara beleza.
Primeiro, foi a vez de Romarinho, aos 23min. O atacante, destaque no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, recebeu passe de Jadson e experimentou de fora da área: a bola morreu no fundo do gol adversário, em lance plástico. O segundo gol conseguiu, se é que é possível, superar o primeiro em beleza. Jadson recebeu perto do meio do campo e, de muito longe, acertou bomba no canto alto direito do goleiro Fernando Leal para virar a partida, aos 43min.
Mais relaxado com o placar favorável, o Corinthians voltou leve no segundo tempo. O motor do meio-campo era Jadson, que organizava todas as jogadas do time. Visitante, o Oeste assustava em raras chegadas e era controlado pelo time de Mano Menezes. Contudo, assim como contra o Palmeiras, o time tirou o pé e passou a dar espaço para o Oeste, que cresceu no confronto.
A sensível queda de rendimento do Corinthians na segunda etapa quase rendeu o empate ao clube do interior paulista. Aos 29min, Sassá foi lançado na área e deu leve toque para encobrir Cássio - o zagueiro Felipe apareceu quase na pequena área para salvar o Corinthians da igualdade.
FICHA TÉCNICA
OESTE 1 X 2 CORINTHIANS
Local: estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP)
Data: 19 de fevereiro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Assistentes: Mauro André de Freitas e Alberto Poletto Masseira
Cartões amarelos: Fernandinho, Lelê e Marcos Paraná (Oeste); Uendel (Corinthians)
Gols
OESTE: Lelê, aos dois minutos do primeiro tempo
CORINTHIANS: Romarinho, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Jadson, aos 42 minutos do primeiro tempo
OESTE: Fernando Leal; Arnaldo, Dezinho, Ligger e Fernandinho; João Denoni, Adriano Alves, Wagninho (Sassá) e Piauí (Dênis); Lelê e Jheimy (Marcos Paraná) - Técnico: Sérgio Guedes
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf, Bruno Henrique, Danilo e Jadson (Zé Paulo); Romarinho (Paulinho) e Guerrero (Rodriguinho) - Técnico: Mano Menezes