A partida entre Linense e Santos era uma das mais aguardadas da sexta rodada do Campeonato Paulista, graças à estreia do atacante Leandro Damião com a camisa alvinegra. E, apesar de o novo camisa 9 não ter conseguido balançar as redes em seu primeiro jogo, a equipe visitante marcou no fim e venceu o time da casa por 2 a 1 nesta quinta-feira, em duelo realizado no Estádio Gilberto Siqueira Lopes.
O resultado manteve o Santos invicto e na liderança do Grupo C do Campeonato Paulista, agora com 16 pontos e a seis do segundo colocado São Bernardo. O Linense, por sua vez, estacionou nos sete pontos no Estadual e continuou no terceiro posto do Grupo A, que tem São Paulo e Penapolense na frente.
No jogo desta quarta, o primeiro tempo foi fraco em Lins. O Santos jogou melhor, mas pecou no toque final ao gol. O estreante Leandro Damião chegou até a balançar as redes, mas otento foi anulado, por impedimento. No lance, Mena cruzou na medida para o camisa 9. O centroavante fez de cabeça, mas o assistente apontou irregularidade.
Na etapa complementar, o time alvinegro continuou ligeiramente melhor e abriu o placar ainda aos 16min de bola rolando. Cícero dominou na meia lua e deu lindo passe para Thiago Ribeiro, que tirou do goleiro e bateu para o gol vazio. Contudo, o Linense empatou no minuto seguinte: após batida de falta na área, a bola foi desviada na trave, Rodrigo Tiuí aproveitou a confusão na sobra e tocou no canto esquerdo de Aranha.
Quando tudo se encaminhava para o empate em Lins, o Santos aplicou um contra-ataque mortal, aos 38min, e definiu a fatura. Thiago Ribeiro roubou a bola no meio-campo e lançou na frente para o jovem Stéfano Yuri, que aproveita falha do zagueiro e completou para o fundo das redes, dando números finais ao marcador.
O Santos volta a campo pelo Campeonato Paulista apenas na terça-feira, às 19h30, quando encara o Comercial, na Vila Belmiro, em duelo que marcará a estreia de Damião no estádio santista. Já o Linense joga no domingo, no Canindé, contra a Portuguesa.
O jogo
Com um minuto de jogo. O zagueiro Neto afastou mal a bola e após vacilo de Cicinho, o meia Leandro Ferreira quase abriu o placar em Lins. O chute do número 10 do Linense passou raspando o travessão de Aranha.
O primeiro gol de Damião com a camisa do Santos até saiu aos 16 minutos do primeiro tempo, porém o atacante santista estava impedido e o árbitro assistente acertou em anular o lance. Aos 17, o centroavante recebeu a bola sozinho na entrada da área, pelo lado esquerdo, mas bateu em cima do goleiro Anderson.
A equipe santista continuava insistindo e procurando passar a bola para Leandro Damião. Aos 26 minutos de jogo, cruzamento do estreante da noite e Cícero não aproveitou a chance de abrir o marcador em Lins, após furada incrível do zagueiro Fernando, do Linense.
Aos 33 minutos do primeiro tempo, Geuvânio deu trabalho ao goleiro do Linense. O número 10 santista fintou dois marcadores e na entrada dá área encheu o pé. A bola que tinha endereço certo acabou saindo no meio do gol e Anderson espalmou para escanteio.
No fim do primeiro tempo, o Linense chegou com perigo ao gol santista e quase abriu o marcador. O meia Leandro Ferreira arriscou um chute de fora da área e e Aranha desatento espalmou para a pequena área. No rebote o volante Marcelo chegou chutando e mais uma vez o goleiro santista apareceu evitando o gol, antes do escanteio, o lateral esquerdo Mena ainda salvou mais uma finalização da equipe de Lins.
Sentindo o músculo adutor da coxa direita, o volante Arouca deu lugar a Leandrinho na volta do intervalo. A equipe santista, assim como na partida diante do Botafogo, demorou mais do que os 15 minutos previstos. O clube deverá ser multado pelo atraso.
Aos sete minutos, mais uma vez nos pés de Leandro Ferreira, o time do Linense chegou com perigo. O meia arriscou chute de fora da área e a bola, que desviou na zaga santista, passou raspando a trave defendida por Aranha. Aos 16, cobrança de falta perigosa do lateral esquerdo João Lucas e a bola mais uma vez passou perto do gol santista.
O primeiro gol da partida saiu aos 14 minutos. Thiago Ribeiro arriscou chute de fora da área e o goleiro defendeu, no rebote o atacante tabelou com Cícero, que após lindo passe, entre a zaga do Linense, deixou o número onze santista na cara de Anderson, que após sair mal com os pés e ser driblado, viu a bola entrar lentamente no gol. O Peixe abria o placar em Lins.
Porém, a vantagem não permaneceu por muito tempo. No lance seguinte o Linense chegou ao empate. Aos 16 minutos, cobrança de falta de Murilo Silva que colocou na cabeça do atacante Anselmo, que viu sua cabeçada acertar a trave. Na sobra, o ex-santista Rodrigo Tiuí bateu de esquerda no canto do gol, empatando a partida para a equipe mandante.
Com o empate no placar, o Santos voltou sua atenção para o ataque e o meia Cícero quase recolocou o Peixe novamente na frente do marcador, mas esbarrou na boa defesa do goleiro Anderson, que ainda viu o zagueiro Alex Morais pressionar o número oito santista na hora da finalização.
Aos 38 minutos o Santos retomou a liderança no placar. Thiago Ribeiro recuperou a bola no setor defensivo do Santos e fez um longo lançamento para o meia Cícero, que após disputar de cabeça com o zagueiro do Linense, viu o jovem Stéfano Yuri receber sozinho na pequena área e tocar na saída do goleiro.
FICHA TÉCNICA
LINENSE 1 X 2 SANTOS
Local: Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins (SP)
Data: 06/02/2014
Horário: 21 horas
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho e Luis Alexandre Nilsen
Cartões Amarelos: Alan Santos, Gustavo Henrique e Aranha (Santos); João Lucas e Renan (Linense)
Gols
SANTOS: Thiago Ribeiro aos 14 do 2T e Stéfano Yuri aos 38 do 2T
LINENSE: Rodrigo Tiuí aos 16 do 2T
LINENSE: Anderson; Murilo Silva (Fernandinho), Alex Morais, Fernando e João Lucas; Marcelo Renan, Branquinho (Rodrigo Arroz) e Leandro Ferreira; Rodrigo Tiuí (Marcinho) e Anselmo. - Técnico: Bruno Quadros
SANTOS: Aranha; Cicinho, Neto, Gustavo Henrique e Mena; Alan Santos, Arouca (Leandrinho) e Cícero; Thiago Ribeiro, Geuvânio (Rildo) e Leandro Damião (Stéfano Yuri). - Técnico: Oswaldo de Oliveira