O deputado estadual Orlando Morando garantiu a primeira usina de reciclagem de entulho pública do Grande ABC, que será em Diadema. Nesta quinta-feira (30/01), o deputado esteve no gabinete do prefeito Lauro Michels entregando o oficio do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, liberando os recursos.
O FECOP – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição concederá a cidade de Diadema o valor de R$350 mil para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos, com a aquisição do triturador de resíduos da construção civil.
“Muitos entulhos são jogados nas ruas porque muitas vezes as pessoas não têm condições de alugar caçamba. Reconhecendo a necessidade fizemos esse pedido durante audiência com o secretário Bruno Covas e com o aval do governador Alckmin, atendeu o nosso pedido e liberou os recursos para Diadema. É um equipamento importante, é o maior equipamento de reciclagem autorizado pela Secretaria do Meio Ambiente, com capacidade de 15 a 45 toneladas por hora e, ainda, o material reciclado pode ser totalmente reutilizado para asfaltar ruas, fazer boca de lobo, entre outros”, explicou o deputado Orlando Morando.
O prefeito Lauro Michels afirmou que essa conquista vai contribuir muito para a cidade trazendo mais limpeza e economia já que a prefeitura gasta muito com esse tipo de serviço. Finalizando, ele agradeceu o deputado Orlando Morando por conseguir levar a usina para Diadema e também o governador Alckmin e o secretário Bruno Covas por olharem para as necessidades da cidade e colaborar.
Além disso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, através da intermediação do deputado Orlando Morando garantiu para Diadema no fim do ano passado, um veículo Pálio Weekend Adventure para o fortalecimento da fiscalização ambiental no município, no que tange as infrações contra a fauna, pesca, flora e poluição ambiental.
O veículo contribuirá para dar maior agilidade e eficácia no atendimento às denúncias e nas atividades preventivas, como o patrulhamento diário das áreas de mananciais e urbanas de Diadema.