O deputado estadual Orlando Morando fez nesta sexta-feira (10/01) a viagem teste do primeiro trem que vai operar no monotrilho da Linha 15 – Prata (Ipiranga - Hospital Cidade Tiradentes). A composição é do mesmo modelo da que atenderá a futura Linha 18 – Bronze, o Metrô ABC.
Juntamente com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o deputado Orlando Morando, que é membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, percorreu o trajeto entre a futura estação Oratório e o pátio de manobras de trens, ambos ainda em construção.
Orlando Morando faz viagem teste do primeiro trem do monotrilho - Foto: Divulgação
A Linha 15 – Prata será o primeiro monotrilho do Brasil e o de maior capacidade de transporte do mundo, atendendo até 48 mil passageiros por hora e por sentido. O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, mais o pátio Oratório, com 2,9 km de extensão, será entregue ao público, em visita controlada, em março.
Os dois primeiros trens do monotrilho já foram entregues e estão realizando os testes dinâmicos, para aferição dos equipamentos e das condições técnicas de aceleração e frenagem.
Quando concluída, a Linha 15 – Prata ligará o Ipiranga, com integração da Linha 10 da CPTM, até Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste de São Paulo, reduzindo o tempo de viagem de 2 horas para 50 minutos. Ao todo serão 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de manobras de trens. A previsão é de que 500 mil passageiros serão atendidos por dia, em média. O valor total de investimento é de R$ 6.4 bilhões.
“O primeiro monotrilho no Brasil é o de maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido. Cada composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar cerca de 1002 passageiros por viagem. Outro ponto importante de destacar é que a velocidade comercial mínima do monotrilho será de 35km/h e a máxima de 80 km/h. E esse modelo será o mesmo utilizado na linha 18 – Bronze, que ligará a capital ao ABC”, explicou o deputado estadual Orlando Morando.