Uma equipe internacional de astrônomos descobriu o mais leve planeta a ter sua massa e tamanhos medidos. KOI-314c tem massa similar à da Terra, mas diâmetro 60% maior - o que indica que ele deve ter uma grande e gasosa atmosfera. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira em um encontro nos Estados Unidos.
"Este planeta tem a mesma massa da Terra, mas certamente não é similar à Terra", diz David Kipping, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, líder do estudo. "Isso prova que não há uma divisão clara entre planetas rochosos como a Terra e planetas leves como mundos de água ou gigantes gasosos."
O time usou dados do telescópio Kepler, da Nasa, para estudar o KOI-314c, que orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 200 anos-luz da Terra. Ele está bem perto de seu sol e leva 23 dias para orbitá-lo. A equipe estima que o planeta tem uma temperatura de cerca de 104°C, o que seria quente demais para a vida como a conhecemos.
Apesar da massa ser igual ao do nosso mundo, o diâmetro deste exoplaneta é 60% maior, o que faz com que se pareça com um planeta gasoso, mas minúsculo, explica uma equipa liderada por David Kipping, do Centro para a Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos.
O KOI-314c foi medido através do efeito gravitacional exercido por outro planeta sobre ele, o KOI-314b, que gira em torno da mesma estrela. O KOI-314b tem cerca de quatro vezes a massa da Terra e dá uma volta em torno da anã-vermelha em apenas 13 dias, por isso está mais próximo dela.
KOI-314c é apenas 30% mais denso que a água. Isso indica que ele está envelopado em uma grande atmosfera de hidrogênio e hélio. Além disso, ele deve ter começado sua vida como um mini-Netuno, mas perdeu parte de sua atmosfera para a intensa radiação da estrela.