O Governador Geraldo Alckmin assinou o termo de autorização de funcionamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) dentro do Poupatempo em Praia Grande. O prefeito Alberto Mourão e o diretor-presidente do Detran, Daniel Annenberg, finalizaram a assinatura do convênio, que vai proporcionar agilidade e conforto aos moradores de Praia Grande e dos municípios do Litoral Sul.
A assinatura aconteceu no Palácio do Governo, em São Paulo, quando foi liberado também recurso do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para 2ª etapa das obras de remodelação da Avenida Ayrton Senna.
A instalação do Poupatempo faz parte do programa Avança PG, um plano de metas para o triênio 2014-2016, lançado em novembro pela Prefeitura de Praia Grande. A unidade ficará em área localizada no Litoral Plaza Shopping, e contará com os serviços de emissão de documentos (RG, CPF e carteira de trabalho), renovação e 2ª via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, além de cartório eleitoral e junta do Serviço Militar.
Ao todo, a área tem cerca de 1.500 metros quadrados e três entradas isoladas: uma na área externa, outra na praça de alimentação e a terceira no subsolo, que conta com elevador para atender portadores de necessidades especiais. A Prefeitura vai investir R$ 1 milhão na adaptação do espaço e compra de equipamentos.
Mourão afirmou que o Poupatempo em Praia Grande é uma reivindicação da Baixada Santista. “Nossa cidade é o local mais adequado para a instalação da unidade, podendo atender os municípios do Litoral Sul e parte de São Vicente. Com isso vamos desafogar a unidade de Santos, oferecendo mais rapidez nos serviços”.
Parte dos atendimentos oferecidos no Detran também funcionarão na unidade, e a expectativa é que os serviços comecem ainda no 1º semestre de 2014.