Obrigatoriedade de ABS e airbag em todos os carros será adiada

 

Autos - 12/12/2013 - 11:52:33

 

Obrigatoriedade de ABS e airbag em todos os carros será adiada

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo / VW

 

Após 1.200 Kombi Last Edition produzidas, cada uma tabelada em R$ 85 mil, e uma grande campanha de deslançamento, será mesmo que a Volks daria continuidada à produção dela?

Após 1.200 Kombi Last Edition produzidas, cada uma tabelada em R$ 85 mil, e uma grande campanha de deslançamento, será mesmo que a Volks daria continuidada à produção dela?

O governo federal adiará na próxima semana a exigência de que todos os carros vendidos no Brasil tenham freios com sistema antitravamento (ABS) e airbag a partir de 1º de janeiro de 2014. Segundo o sindicato dos metalúrgicos do ABC e a associação das fabricantes de veículos (Anfavea), a decisão já foi tomada pelo governo, que a publicará via medida provisória na semana que vem. 

Segundo o secretário-geral do sindicato, Wagner Santana, a ideia do governo é implementar a adoção desses itens de segurança de forma escalonada até 2016, quando aí sim todos os veículos vendidos no País teriam que estar equipados com ABS e airbag.

Com isso, veículos como a Kombi (que já tinha sido anunciada que sairia de linha), versões do Gol, Uno Mille, Ford Ka e outros modelos que não saem de fábrica com esses equipamentos terão uma sobrevida pelos próximos dois anos.

​Assista à matéria do fim da produção da Kombi, na planta da VW em São Bernardo do Campo, realizada pela EFE - Vídeo da Kombi em produção em São Bernardo do Campo

Tudo muito estranho…

Quem também se pronunciou foi o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, que, em entrevista ao Uol, afirmou que Fiat e Volkswagen também queriam adiar a obrigatoriedade dos dispositivos de segurança. Justamente são as duas fabricantes que prepararam séries de despedida para seus modelos mais icônicos que estão saindo de lihha, Kombi Last Edition e Fiat Grazie Mille, que por sua vez ainda não foi lançado oficialmente, mas já é produzido.

Como pode nem o sindicato, nem a Fiat e nem a Volkswagen terem se mobilizado antes? Há meses as duas fabricantes vem anunciando airbags e freios ABS de série em versões de seus modelos, numa forma de “aumentar ainda mais  a competitividade do modelos e deixando-os ainda mais seguros”.

Após 1.200 Kombi Last Edition produzidas, cada uma tabelada em R$ 85 mil, e uma grande campanha de deslançamento, será mesmo que a Volks daria continuidada à produção dela? Ou ela oferece recompra, ou devolve uns R$ 35 mil a quem comprou, ou encara umas centenas de processos… Sem contar que não é fácil desligar uma linha de montagem, e há toda uma preparação junto aos fornecedores. Acredito que já era para Uno Mille e Kombi, e também acredito que isso não partiu das fabricantes.

A ANFAVEA não aprovou nem se opôs à possível medida provisória defendida pelo Ministro, mas garante que a iniciativa partiu do sindicato.

Também é difícil acreditar que o maior medo de Guido Mantega seja um aumento no preço dos carros. A maioria dos modelos vendidos no Brasil tem as bolsas de ar e o sistema de freios que impede o travamento das rodas entre os equipamentos de série, com alguns casos raros de versões que ainda não contam com eles, ou apenas um deles. Dos que não sairão de linha, o Renault Clio é o único sem qualquer um dos dois equipamentos, nem mesmo entre os opcionais. Parece mais um delírio que soma a outros vistos nessa desastrosa atuação no Ministério da Fazenda.

Outro ponto a ser observado é que, no cenário atual, o consumidor nem sempre tem o preço como fator decisivo de compra. Basta observar como carros baratos vem perdendo vendas com o lançamento de outros mais modernos e equipados, porém mais caros. Um bom exemplo é  o Celta, que perdeu clientes para o Onix. R$ 1 mil ou R$ 1,5 mil não é nada diante dos R{cke-peak}nbsp;3,5 mil que chegava a custar a inclusão de airbags e ABS em 2009. A economia em escala veio! Os carros mais baratos, os chamados populares, são os que mais estão perdendo espaço.

A medida provisória só beneficiaria mesmo automóveis desenvolvidos na era paleozóica, como o velho Uno, a Kombi e o Gol G4 que, vale lembrar, tem muito da plataforma do Santana em seu projeto, e está fadado a ser substituído pelo up! no início de 2014. Isso sem contar que ninguém mais quer um G4, nem mesmo os concessionários, que tem medo de ficar meses com um no estoque. O pior é que o Effa M100 poderia continuar sendo vendido, assim como todos os pequenos utilitários chineses que, em sua maioria, não tem mais que o cinto de segurança.

É justo?

O que revolta em meio a tudo isso é ver que interesses cruzados valem mais do que sua segurança e sua vida. Pontos percentuais também valem mais do que empregos. Na prática, pouquíssimos não se importariam com a ausência de airbags e freios ABS em seus carros, ítens que estavam fadados a serem mais importantes que direção assistida e ar-condicionado – porque realmente são! – a partir de janeiro. Frustra ver esta possibilidade de retrocesso a dias da obrigatoriedade destes equipamentos.

E só quem um dia já foi salvo por um deles sabe que estes R$ 1 mil ou R$ 1.5 mil, que seja, valem cada centavo.

“Isso é uma vergonha” Boris Casoy


Vídeo - iCaros - A Kombi foi o primeiro veículo produzido pela Volkswagen no Brasil e, em 2013, a montadora alemã encerra a sua produção no país. Com muito carisma, a Kombi coleciona fãs em todo o mundo e certamente deixará saudade por onde passou

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