Roberto dos Santos, vice-presidente de futebol da Portuguesa, se pronunciou a respeito da possível escalação irregular do jogador Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro, quando a equipe rubro-verde empatou em 0 a 0 com o Grêmio.
Súmula do jogo com o Grêmio
Em entrevista ao canal Sportv, o dirigente lusitano afirmou que o departamento jurídico do clube informou que a punição ao jogador havia sido de apenas um jogo e não de dois, como diz a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Ao averiguar o caso no regulamento, a equipe paulista informou que as suspensões em competições da CBF passam a valer apenas quando são publicadas em um edital. No caso de Héverton, o registro foi feito no edital de segunda-feira, 9, às 18h45, consequentemente, só valeria para o próximo compromisso rubro-verde em torneios nacionais.
Caso o STJD decida pela punição da Portuguesa, a equipe perde três pontos pelo erro e mais um ponto do jogo contra o Grêmio, o que causaria seu rebaixamento e a permanência do Fluminense na Série A do Campeonato Brasileiro.
O @HORA checou a data e a hora da criação do documento postado na internet, no site do STJD, e verificou que o PDF com os resultados dos julgamentos ocorridos no dia 6 de dezembro foi gerado a partir de um documento produzido no Word 2010 da Microsoft e o PDF gerado tem a data de 09/12/2013 às 18:27:11 hs, o que condiz com a informação do vice da Portuguesa de que o edital havia sido publicado somente às 18:45 hs do dia 9, segunda-feira, após o jogo de domingo onde Héverton atuou.