O Criciúma aproveitou pênalti inexistente, bateu o São Paulo por 1 a 0 neste domingo, no Heriberto Hülse, e se manteve fora da zona do rebaixamento faltando apenas uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time catarinense aparece na 15ª colocação, com 46 pontos, a dois do Vasco, que neste momento é a primeira equipe na faixa da degola. Já os paulistas, que apenas cumprem tabela nesta reta final, estão na nona posição, com 50.
Empurrado por excelente público, o Criciúma precisou de apenas um minuto de bola rolando para abrir o placar. Wellington Paulista bateu com categoria pênalti sofrido por Suelliton e equivocadamente assinalado pela arbitragem – o lateral estava impedido e ainda mal foi tocado por Lucas Evangelista.
O time da casa não se acomodou após o gol precoce e teve as melhores chances para ampliar a vantagem até o intervalo. Ewerton Páscoa, livre na área, bateu para fora, enquanto Lins parou em grande defesa de Rogério Ceni. Do outro lado, Luís Fabiano e Welliton, ambos alçados à condição de titular por Muricy Ramalho na partida, falharam nas únicas oportunidades que tiveram.
O segundo tempo foi sonolento em Criciúma. Galatto foi bem nas poucas vezes que foi exigido pelos tricolores. Já Rogério Ceni defendeu chute de Fabinho na melhor chance dos anfitriões.
O São Paulo encerra a participação no Brasileiro no próximo domingo, quando recebe o desesperado Coritiba em Itu. No mesmo dia, o Criciúma tenta decretar a permanência na Série A diante do Botafogo, no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 0 SÃO PAULO
Local: Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 1º de dezembro de 2013 (domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Márcio Eustáquio (Fifa-MG) e Katiuscia Berger (Fifa-ES)
Cartões amarelos: Elton, Galatto e Fábio Ferreira (Criciúma); Maicon e Wellington (São Paulo)
Gol
CRICIÚMA: Wellington Paulista (de pênalti), a um minuto do primeiro tempo
CRICIÚMA: Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, João Vitor (Matheus Ferraz), Elton e Ricardinho; Lins (Fabinho) e Wellington Paulista - Técnico: Argel Fucks
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Antonio Carlos, Rodrigo Caio e Lucas Evangelista; Wellington, Maicon e Ganso (João Schmidt); Osvaldo (Ademilson), Welliton (Aloísio) e Luis Fabiano - Técnico: Muricy Ramalho